EQUINOR, EXXONMOBIL E CNOOC FICARÃO DE FORA DA 17ª RODADA DE LICITAÇÕES

anp-2

A 17º Rodada terá 9 inscritas. Em 2019, a 16ª Rodada contou com a participação de 17 petroleiras

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou nesta semana a lista final de empresas inscritas na 17ª Rodada de Licitações, prevista para acontecer no dia 7 de outubro. Ontem (2), o órgão regulador deu o aval para o cadastro da última companhia, a 3R Petroleum, totalizando assim um conjunto de nove petroleiras aprovadas para o certame. Chamou atenção a ausência de algumas grandes empresas que sempre estavam presentes nos últimos leilões, como a Equinor, ExxonMobil e CNOOC, que desta vez preferiram ficar de fora da disputa.

Com a inclusão da última empresa, a relação final de companhias inscritas para a licitação ficou assim: Petrobrás, Chevron Brasil, Shell Brasil, Total Energies, Ecopetrol Óleo e Gás, Murphy Exploration & Production Company, Karoon Petróleo e Gás, Wintershall Dea do Brasil, e 3R Petroleum. Apenas a título de comparação, a 16ª Rodada de Licitações, realizada em outubro de 2019, teve um total de 17 empresas inscritas.

Na 17ª Rodada, serão ofertados 92 blocos com risco exploratório, com área total de 53,93 mil km², localizados em 11 setores de elevado potencial e de nova fronteira de quatro bacias sedimentares marítimas brasileiras: Campos, Pelotas, Potiguar e Santos. O fato de os blocos em oferta terem maior risco exploratório aliado às consequências econômicas da pandemia são algumas das causas que ajudam a explicar a menor mobilização de petroleiras no leilão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of