EQUIPE DA VLI DESENVOLVE UMA FERRAMENTA QUE PROPORCIONA UMA ECONOMIA SIGNIFICATIVA DE COMBUSTÍVEL

Locomotiva VLI_divulgação VLIA VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, desenvolveu uma ferramenta denominada Fuelytics, que viabiliza a redução no consumo de combustível e na emissão de gases em operações ferroviárias. Com esta tecnologia, apenas em 2020, a VLI foi capaz de reduzir o consumo de diesel em 940 mil litros e a emissão de gases na atmosfera em 2,8 mil toneladas de CO2. Para Alexandre Gallotti(foto a direita), gerente de Inovação da companhia,  “A VLI está firmemente empenhada em contribuir para uma profunda evolução da logística e concentra seus esforços em desenvolver ferramentas e soluções sustentáveis que beneficiem a operação, o meio ambiente e a sociedade. Nesse contexto, temos muito orgulho de ter contribuído para o surgimento de um projeto como o Fuelytics, que foi estimulado e incubado através do programa de intraempreendedorismo do Inova VLI.”

O Fuelytics deu os primeiros passos em 2019, quando foi submetido ao principal programa de inovação da empresa, o Inova VLI. Em 2020, o projeto já amadurecido foialexandre qualificado por testes de viabilidade e, uma vez aprovado, passou a ser implementado gradualmente em todos os corredores ferroviários nos quais a empresa atua. Na prática, por intermédio de informações operacionais – como as oriundas dos computadores de bordo das locomotivas – através de modelagem matemática, é possível obter correlações estatísticas e identificar variáveis com potencial ganho de eficiência, priorizar as ações que viabilizam o ganho e mensurá-lo. Com esta mensuração das variáveis impactantes também é possível direcionar investimentos em via permanente que possibilitem a obtenção de ganho em eficiência e consequente redução no consumo de combustível e emissão de CO2.

Outras variáveis consideradas na equação são a forma de condução do trem, o perfil do trecho percorrido e a eventual necessidade de manutenção da locomotiva, entre outros componentes que, direta ou indiretamente, implicam na relação consumo x performance. Segundo Larissa Camargo, analista de Processos de Engenharia, e uma das responsáveis pela concepção da ferramenta, criada em parceria com um time multidisciplinar de profissionais da companhia,   “O Fuelytics não é uma tecnologia embarcada e sim uma ferramenta de gestão, uma solução para otimização da eficiência energética.” Entre janeiro e agosto de 2021, o Fuelytics foi capaz de proporcionar a economia de mais de 850 mil litros de diesel. “A solução segue em constante aprimoramento. Novas revisões de metodologia nos proporcionam identificar outras oportunidades de melhoria, muitas vezes, com direcionamentos específicos para atender às particularidades de cada corredor logístico”, completa Gabriela Brandão, outra integrante do time.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of