ESPOSA DE EDUARDO CUNHA VIRA RÉ NA LAVA JATO

claudia cruzA esposa do deputado Eduardo Cunha, Cláudia Cordeiro Cruz (foto), entrou para a nova lista de réus da Lava Jato expedida pelo juiz federal Sérgio Moro. A acusação do Ministério Público Federal é de que a mulher do presidente afastado da Câmara sabia plenamente dos crimes que praticava, sendo controladora única de conta em nome da offshore Köpek, na Suíça.

Foi por meio desta conta, segundo os investigadores, que Cláudia quitou faturas de cartão de crédito no exterior, ultrapassando o valor de US$ 1 milhão entre os anos de 2008 e 2014. Cerca de 80% deste montante teria sido usado para comprar artigos de grife, como bolsas, sapatos e roupas femininas. Segundo o MPF, o valor é “totalmente incompatível com os salários e o patrimônio lícito” de Cláudia e Cunha.

De acordo com os investigadores, o deputado usou contas no exterior não declaradas para receber e movimentar propinas. Parte do dinheiro da conta da Köpek veio dos US$ 1,5 milhão em propina que Cunha teria recebido para influenciar a Petrobrás a comprar 50% de um bloco de um campo de exploração no Benin, na África, em 2011.

Outras três pessoas também viraram réus neste processo: o empresário português Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira, o lobista João Augusto Rezende Henriques, e o ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Jorge Luiz Zelada.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of