COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES FORMARÃO UMA NOVA AGÊNCIA REGULADORA NUCLEAR INTERNACIONAL

AQAQAAAA Comunidade de Estados Independentes (CEI) planeja estabelecer uma associação de reguladores e organizações de energia nuclear que fornecem suporte científico e técnico. Um projeto de memorando sobre o assunto foi aprovado na 21ª reunião da comissão da CEI sobre o uso pacífico da energia nuclear. A reunião foi presidida pelo chefe da comissão, o vice-ministro da Energia da Bielorrússia, Mikhail Mikhadyuk (foto). A CEI é uma organização regional intergovernamental de nove membros, mais dois não-membros fundadores, repúblicas pós-soviéticas na Eurásia. Um de seus membros, Bielo-Rússia, propôs a nova iniciativa. A Bielo-Rússia está construindo sua primeira usina nuclear, em Ostrovets.

O Ministério da Energia da Bielorrússia disse que a nova associação deve promover a cooperação na regulamentação da segurança nuclear e radiológica na CEI, fornecer suporte especializado na melhoria do sistema de regulamentação e legislação e fortalecer os laços entre as organizações que fornecem suporte científico e técnico.  A iniciativa é muito importante, especialmente para os países recém-chegados que estão implementando seus primeiros programas nucleares. Existem associaçõesaqqaq desse tipo na Europa e elas têm demonstrado o seu valor, inclusive no cenário internacional. Este formato de cooperação dentro do CIS nos ajudará a ampliar a parceria e a coordenar o trabalho dos reguladores”, declarou Mikhadyuk.

Olga Lugovskaya, chefe do Departamento de Segurança Nuclear e de Radiação do Ministério de Emergências da Bielo-Rússia (Gosatomnadzor), afirmou  que a associação proporcionará uma oportunidade para trocar experiências de forma mais eficaz, inclusive em termos de desenvolvimento de requisitos regulatórios em segurança nuclear e de radiação inspeções de instalações de usinas nucleares e testes de segurança. Na visão de Lugovskaya, qestões relativas à regulamentação da gestão de resíduos radioativos, treinamento de pessoal para reguladores e outros também são importantes. De acordo com o comunicado do Ministério da Energia, a comissão também analisou o trabalho dos membros da CEI na gestão de combustível nuclear usado, resíduos radioativos e descomissionamento de instalações nucleares e com risco de radiação. Espera-se que esses documentos sejam adotados pelo Conselho de Chefes de Estado da CEI em sua reunião no próximo mês.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of