ESTADOS UNIDOS ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER SETOR NUCLEAR DA ROMÊNIA

SXSXXSRomênia e Estados unidos assinaram um acordo de desenvolvimento para expandir e modernizar o programa de energia nuclear  romeno. As áreas de cooperação podem incluir a conclusão das unidades 3 e 4 da usina nuclear de Cernavoda e a reforma da unidade 1 da usina. O projeto de acordo foi assinado em Washington  pelo secretário de Energia americano, Dan Brouillette, e pelo ministro da Economia, Energia e Desenvolvimento de Negócios da Romênia, Virgil Popescu. O ministério romeno afirmou em nota que o acordo será enviado à Comissão Europeia, como prevê as disposições do Tratado Euratom.

Além dos projetos de construção e reforma do Cernavoda, o acordo prevê a cooperação em áreas como regulamentação, intercâmbio entre laboratórios de pesquisa e universidades, treinamento de pessoal, além de pesquisa e desenvolvimento. Também prevê a cooperação no desenvolvimento de pequenos reatores modulares na Romênia. O governo dos Estados Unidos expressou interesse em explorar instituições financeiras para apoiar o financiamento desses projetos. Cernavoda é a única usina nuclear na Romênia e consiste em dois reatores de água pesada pressurizada de 650 MWe. A unidade 1 entrou em operação comercial em 1996 e a unidade 2 em 2007. A Operadora Nuclearelectrica planeja estender a vida operacional da unidade 1 para 60 anos. A maior parte do trabalho nas unidades 3 e 4 – como as unidades 1 e 2, reatores CANDU-6 – foi feita na década de 1980, antes da queda do governo de Nicolae Ceausescu em 1989. Em julho, a Romênia lançou uma licitação para uma nova viabilidade estudo para completar as unidades 3 e 4.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos informou  que “uma vez formalmente executado, este acordo histórico estabelecerá a base para a Romênia utilizar a experiência e tecnologia dos EUA com uma equipe multinacional construindo unidades de reator 3 e 4 da usina nuclear de Cernavoda e reformando a unidade de reator 1”. E acrescentou ainda que “este acordo destaca a importância da parceria estratégica entre os Estados Unidos e a Romênia e nosso compromisso mútuo com a segurança energética na região”.

O secretário Dan Brouillette  declarou: “Os Estados Unidos e a Romênia continuarão a fortalecer nosso relacionamento bilateral em várias estruturas multilaterais. Isso inclui a Parceria para a Cooperação Transatlântica de Energia (P-TEC) criada sob a administração Trump. No âmbito da P-TEC, os  dois países  presidem um grupo de trabalho sobre cooperação nuclear civil. Este grupo de trabalho continuará sendo uma pedra angular para expandir esta parceria estratégica e comercial. A energia nuclear é crucial para garantir que a Romênia tenha um suprimento de eletricidade confiável, acessível e livre de emissões,  e a indústria nuclear americana espera fornecer sua experiência para o avanço desta importante fonte de energia. Este acordo entre os EUA e a Romênia promove nossa cooperação energética mútua  e fortalecerá a segurança energética de ambas as nossas nações”.

Já para Virgil Popescu,  “a  Romênia dá um grande passo em frente no desenvolvimento da sua parceria estratégica com os Estados Unidos da América, ao nível da componente energética, nomeadamente a cooperação no domínio nuclear civil”, afirmou. O secretário completou ainda dizendo: “Ao mesmo tempo, queremos parceiros canadenses e franceses, além de nossos parceiros americanos. Estamos provando hoje que parcerias sérias e previsíveis podem ser alcançadas se houver vontade política e trabalho sustentado.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of