ESTADOS UNIDOS E CANADÁ SE REÚNEM VIRTUALMENTE PARA RATIFICAREM COMPROMISSO SOBRE MINERAIS CRÍTICOS

oregan_200x200_v2ORLANDO – Por Fabiana Rocha – O Canadá e os Estados Unidos  reafirmaram o compromisso de fortalecer as cadeias de suprimentos para minerais críticos, incluindo urânio, em suas primeiras reuniões de grupos de trabalho desde que a finalização do acordo de colaboração bilateral  assinado no início desse ano.  Shawn Tupper, vice-ministra associada de Recursos Naturais do Canadá, e Cynthia Kierscht, subsecretária de Estado adjunto dos Estados Unidos  para Assuntos do Hemisfério Ocidental, reafirmaram o compromisso firmado para  fortalecer a cadeia de suprimentos de materiais considerados essenciais para a segurança e o crescimento econômico dos dois países.  Em função da Covid-19, a  reunião do Grupo de Trabalho foi realizada por videoconferência.

Os dois países discutiram os efeitos da pandemia global do COVID-19 no setor de mineração e exploraram oportunidades para colaborar para garantir o acesso aos minerais críticos necessários para os principais setores manufatureiros, como tecnologia de comunicação, aeroespacial, defesa e tecnologia limpa. O ministro canadense de  Recursos Naturais,  Seamus O’Regan(foto), falou  após a reunião: “As nossas economias estão em melhor situação quando trabalhamos juntos. Ao avançar este plano de ação conjunto, estamos unindo forças para garantir o acesso aos minerais críticos – incluindo urânio, elementos de terras raras e aqueles necessários para as baterias da próxima geração,   que podem desempenhar um papel importante. Um papel chave em nossa recuperação econômica pós COVID-19.  Esses esforços não apenas aumentarão nossa competitividade nos mercados globais e criarão empregos para os canadenses, mas eles também ajudarão a desenvolver tecnologias mais limpas para atingir nossas metas líquidas zero”.

Os esforços bilaterais se baseiam em um acordo firmado em junho de 2019 pelos líderes dos países para desenvolver cadeias de suprimentos norte-americanas confiáveis e integradas para minerais críticos. A primeira reunião do grupo de trabalho foi realizada em Washington DC em outubro, e o Plano de Ação Conjunta Canadá-EUA sobre Colaboração em Minerais Críticos foi finalizado em janeiro deste ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of