ESTADOS UNIDOS IMPÕE SANÇÕES CONTRA O IRÃ ÀS VÉSPERAS DE RETOMADA DE NEGOCIAÇÕES DO ACORDO NUCLEAR

joe-biden-apontandoUm novo capítulo na novela entre Estados Unidos e Irã. O governo de Joe Biden (foto) anunciou novas sanções contra o país do Oriente Médio por “violações flagrantes aos direitos humanos”. A medida de Washington certamente deve trazer consequências para as negociações sobre a retomada do acordo do programa nuclear do Irã.

As medidas impostas pelos Estados Unidos  visam, sobretudo, as unidades especiais das forças de segurança encarregadas da manutenção da ordem (LEF) ou da luta contra o terrorismo (NPO) do Irã. A lista das pessoas que são alvo das sanções inclui Hassan Karami, comandante das unidades especiais LEF, e Mohsen Ebrahimi, comandante da NPO.

Hoje (8), o Irã criticou duramente a decisão dos Estados Unidos. “Washington não consegue entender que a campanha do ‘fracasso máximo’ e um avanço diplomático são incompatíveis“, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Said Khatibzadeh. Importante notar que ele fez referência à expressão “pressão máxima”, muito usada pelos Estados Unidos para falar sobre sua relação com os iranianos.

O endurecimento das sanções não terá um efeito positivo e vai contra a seriedade e boa vontade proclamadas pelos Estados Unidos”, completou Khatibzadeh. Para lembrar, na semana passada, Irã e Estados Unidos retomaram negociações indiretas em Viena, na tentativa de salvar o acordo nuclear de 2015. Os Estados Unidos saíram desse acordo durante o governo de Donald Trump. As conversas foram interrompidas na sexta-feira passada e podem ser reiniciadas amanhã (9).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of