BRASIL E DINAMARCA ASSINARAM MEMORANDO PARA COOPERAÇÃO EM EÓLICA OFFSHORE E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

De olho na expertise da Dinamarca em eólicas offshore, o Brasil assinou um memorando de entendimento com o país europeu, visando à cooperação e troca de experiências sobre essa fonte. A parceria abrange ainda outras áreas, como a conversão de resíduos em energia, transição energética e integração de energias renováveis. O memorando foi assinado durante reunião em formato virtual, com as participações do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o ministro do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca, Dan Jørgensen. 

Especificamente falando da geração de energia a partir dos ventos marítimos, o documento assinado pelos países prevê “o compartilhamento da experiência e os conhecimentos técnicos (know-how) da energia eólica offshore dinamarquesa a fim de contribuir para a elaboração do quadro regulamentar, desenvolvimento de infraestruturas e estabelecimento de relações com investidores e indústrias, considerando os impactos sociais e ambientais”.

90d6e547-238f-43cf-9251-bef3a0e1a190O primeiro projeto eólico offshore do mundo, Vindeby, foi instalado na Dinamarca em 1991, o que torna o país o berço da indústria offshore eólica. A nação também definiu a data limite de 2050 para a extração de petróleo e gás no Mar do Norte e cancelou todas as rodadas de licenciamento futuras.

O memorando também fala sobre compartilhamento do conhecimento e experiência em soluções de conversão de resíduos em energia. O documento menciona ainda o  “reforço do diálogo entre o Brasil e a Dinamarca com relação a soluções de transição energética e a promoção do intercâmbio da formulação de planos de expansão energética, visando à segurança do abastecimento de energia em todas as suas formas”. O memorando completo está disponível neste link.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of