ESTADOS UNIDOS INICIAM SEXTA REVISÃO DO REATOR ATR DO LABORATÓRIO NUCLEAR DE IDAHO

DCCDCDPela sexta vez o Advanced Test Reactor (ATR) do Laboratório Nacional de Idaho (INL), que iniciou suas operações em 1967, passa pelo processo que lhe permite continuar sua função essencial por pelo menos mais uma década. O trabalho já começou com uma grande revisão do reator de teste no coração da infraestrutura de pesquisa de energia nuclear dos Estados Unidos. O ATR é um reator de água pressurizada que é usado para produzir nêutrons, ao invés de calor, e opera em pressões e temperaturas mais baixas do que uma grande usina nuclear comercial. Os nêutrons são concentrados no núcleo do reator por um refletor de berílio e usados para testar combustíveis nucleares e materiais em apoio às missões da Marinha dos Estados Unidos e do Escritório de Energia Nuclear do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE).

Seus recursos de pesquisa também estão disponíveis para universidades, indústria e parceiros internacionais por meio de iniciativas, incluindo as Instalações do Usuário de Ciência Nuclear do DOE, o Portal para Inovação Acelerada em Nuclear e o Centro Nacional de Inovação do Reator, bem como outras parcerias de pesquisa. Além disso, o reator é a única fonte dos EUA de cobalto-60 de grau médico.

O design exclusivo do núcleo de folha de trevo do ATR torna possível a realização de vários experimentos simultâneos sob diferentes condições de teste. “Mesmo hoje, mais de 50 anos depois que o reator entrou em operação, nenhum outro reator de teste pode igualar sua versatilidade“, disse o INL. O processo de mudança do núcleo incluirá a remoção e substituição de grande parte da infraestrutura de suporte ao experimento do ATR, incluindo os tubos que são usados para expor os experimentos ao ambiente do núcleo.

Os 23 blocos de concreto e aço blindados intertravados que repousam sobre o vaso do reator durante as operações normais serão removidos antes que a tampa do vaso do reator de aço inoxidável de 62.000 libras (28 toneladas) seja removida para inspeção e atualizações. Os blocos refletores do reator e outros componentes-chave serão então substituídos antes da remontagem e reinstalação da infraestrutura do experimento. Um vídeo fornecendo uma visão geral animada do processo de mudança central pode ser visto aqui .

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of