FIRJAN VÊ OPORTUNIDADES PARA COMPANHIAS DE PETRÓLEO EM NOVOS NEGÓCIOS ENVOLVENDO ENERGIA EÓLICA OFFSHORE

1597801409958A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) acredita que as companhias de petróleo devem ficar atentas às oportunidades de negócios envolvendo novas energias, incluindo a fonte eólica offshore. Para a instituição, a experiência em projetos de petróleo e gás em águas distantes da costa pode ser um fator decisivo para projetos eólicos no mar. Com essa oportunidade no radar, a federação irá organizar, a partir de 1º de junho, uma nova série de webinars para discutir o desenvolvimento de novas formas de produção de energia no estado do Rio.

A Firjan aponta para alguns fatores de interesse das companhias de petróleo no segmento eólico offshore. Um deles é o fôlego financeiro para executar projetos de longo prazo, com custo de investimento menor do que projetos de óleo e gás. Outro ponto de destaque é o relacionamento já estabelecido com fornecedores em todo mundo. A federação também chama a atenção para a existência de pesquisas que relacionam o uso da energia eólica offshore com aumento de produção de petróleo em campos próximos.

elbiaDe acordo com dados apresentados pela federação, o Brasil tem atualmente 40 GW em projetos ao longo da costa sendo discutidos, dos quais 17,5% são apresentados como potenciais de serem instalados em águas fluminenses.

Na Websérie Novas Energias, a Firjan irá discutir sobre fontes que possam contribuir nos movimentos de transição energética, e como o mercado offshore já instalado no Rio pode atender a essas novas oportunidades. Na primeira edição do evento, estarão presentes o diretor de Desenvolvimento de Negócios da SBM Offshore, Rafael Torres (foto principal); a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Gannoum (foto ao lado); o cônsul-geral adjunto e chefe do setor de Energia – Brasil do consulado geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro,  Niels Veenis; e o diretor executivo da Van Oord – Brasil, Erick Aeck.

O evento começará a partir das 10h e será transmitido pelo canal da Firjan no Youtube. A moderação do encontro será realizada por Fernando Montera, coordenador de Relacionamento Petróleo, Gás e Naval da Firjan.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of