ESTATAL INB PASSARÁ A SER CONTROLADA PELA ENBPAR
Movimentações e rearranjos no setor nuclear brasileiro. A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) assumirá o controle acionário da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A Assembleia Geral da ENBPar autorizou o aumento do capital social por meio do aporte das ações que a União detém no capital da INB. Isso, na prática, significa que a ENBPar passa a ter o controle acionário da INB.
Assim, a INB passa para a condição de uma estatal não dependente da União e, portanto, não receberá mais recursos financeiros do Tesouro Nacional para pagamento de despesas com pessoal, de custeio geral ou de capital. Para lembrar, a INB é a estatal responsável pelas atividades de mineração de urânio e fabricação do combustível para usinas nucleares.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a medida trará mais autonomia orçamentária e financeira na gestão do caixa da empresa. “A INB terá maior flexibilidade para estabelecer parcerias com a iniciativa privada, pois a nova legislação permite que sejam feitos outros modelos de associação entre a empresa e parceiros privados para exploração de jazidas minerais que possuam minérios nucleares. A iniciativa deverá atrair novos investidores e desonerar o contribuinte, gerando emprego e renda para a população”, afirmou o MME.
Deixe seu comentário