ESTRELLA DEFENDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA O PRÉ-SAL

O diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, defendeu hoje, no evento RioInfo 2011, a importância do desenvolvimento tecnológico para o crescimento da indústria do petróleo durante os próximos anos, e afirmou que “O século XXI é o século da economia do conhecimento”.

Um dos fatores que mais influenciaram no crescimento exponencial do Brasil e dos países emergentes nos últimos anos, segundo Estrella, foi a integração entre o Estado, o setor privado e a área de pesquisa. Para o diretor, “o desenvolvimento da produção no pré-sal e a manutenção de produção dos campos mais antigos vai depender essencialmente de TI, tecnologia de computação, automação e controle nos próximos anos”.

A tecnologia da informação será fundamental nesses próximos anos durante o desenvolvimento do pré-sal de acordo com o diretor, que destacou: “Estamos a 300 km da costa e precisamos ter um estoque enorme. Temos US$ 5 bilhões de estoque (para abastecer as plataformas offshore) e a aplicação de TI no gerenciamento desse estoque é imprescindível”, disse ressaltando a importância da logística na mentalidade da empresa.

Ao encerrar a palestra, o diretor disse que a Petrobrás terá grande vantagem por ser a operadora única dos poços do pré-sal e aproveitou para incentivar o mercado com a previsão de que o país deve despontar no setor: “O Brasil vai passar de coadjuvante a protagonista no segmento de petróleo e gás”.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of