ESTUDANTES BRASILEIROS VENCEM PRÊMIO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA HONEYWELL

Herbert Senzano Lopes

Anualmente, a Honeywell realiza um prêmio anual de engenharia química e neste ano dois estudantes brasileiros foram premiados. A aluna de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Mariana Kaori Kobayashi Cunha e o mestrando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Herbert Senzano Lopes (foto). Os vencedores utilizaram um software de simulação para mostrar como os poluentes podem ser removidos de água contaminada.

Sob a orientação do professor Galo Carrillo Le Roux, da USP, os estudantes desenvolveram uma solução que mostra como é possível tratar a água usada na exploração de petróleo e gás e reutilizá-la de diferentes formas, incluindo o consumo humano.

“A preservação do meio ambiente e a conformidade com as regulamentações são muito importantes para os nossos clientes, e o projeto vencedor deste ano mostra como a tecnologia UniSim pode ajudar a resolver sérios problemas para a indústria de automação de processos”, afirmou a vice-presidente de Soluções Avançadas da divisão de HPS, Ali Raza.

O projeto vencedor foi apresentado durante o Honeywell Users Group (HUG) Americas Symposium, realizado na última semana em San Antonio, nos Estados Unidos. Herbert Senzano Lopes também foi o vencedor da edição 2014, com seu projeto “Recuperação de Gás Expandido para Geração de Eletricidade”.

“No Brasil temos um número crescente de campos de exploração de petróleo onshore e offshore que produzem muitos barris de água contaminada por dia. Isto foi a força central por trás do projeto. Ao usar o software UniSim, fomos capazes de resolver efetivamente um dos maiores problemas ambientais do setor de upstream”, explicou a estudante Mariana Kobayashi.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of