ESTUDO APONTA QUE FONTES RENOVÁVEIS PODEM LIDERAR GERAÇÃO ELÉTRICA NOS ESTADOS UNIDOS ATÉ 2030

Alexander MacDonaldO barateamento das tecnologias eólica e solar já coloca as renováveis como fortes candidatas a serem dominantes na matriz energética americana até 2030. Além do baixo custo, as fontes tem grande apelo ambiental, reduzindo drasticamente as emissões de dióxido de carbono nos próximos 15 anos.

Pesquisas realizadas no National Oceanic Atmospheric Administration (NOAA), na universidade do Colorado, mostram que em breve será economicamente viável transmitir a energia gerada por parques solares e eólicos por todo o país. Modelos matemáticos vêm sendo desenvolvidos para definir os melhores locais para instalação dos equipamentos e maneiras mais eficientes de transmitir a energia elétrica.

Isto terá um impacto profundo nos emissões de gases do efeito de estufa e sobre o aquecimento global, uma vez que o CO2 produzido pela geração de eletricidade é dos principais contribuintes para a mudança climática. No novo estudo, os pesquisadores concluíram que os EUA poderiam cortar emissões desses gases em até 78%, abaixo dos níveis de emissão registrados em 1990.

“Uma linha de transmissão exclusiva para renováveis criaria um mercado nacional de eletricidade, em que todos os tipos de geração, incluindo fontes de baixo teor de carbono, competiram em uma base de custo”, afirmou o  co-autor do estudo Alexander MacDonald (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of