ESTUDO DA ACCENTURE CONFIRMA QUE O IMPACTO GLOBAL NO SETOR DE PETRÓLEO SERÁ SIGNIFICATIVO EM 2020

qaqaqaaaA Accenture desenvolveu um  novo estudo no setor de Óleo e Gás que revela que a pandemia da Covid-19 terá um impacto negativo na demanda por petróleo em 2020. O estudo é intitulado The one-two punch for oil markets e mostra que a demanda em 2020 poderá ser de 8 a 18 milhões de barris por dia abaixo do planejado. Essa queda de previsão anual não acontece há mais de uma década. A indústria de petróleo e gás (O&G) não é estranha a choques de oferta e demanda, tendo enfrentado mais de uma dúzia de solavancos ao longo das últimas quatro décadas. A maioria dos choques no lado da oferta, excluindo o impacto de 2014, foi resultado de súbitas retrações na oferta em reação à agitação geopolítica.  Em média, o impacto causado por esses choques de aperto no mercado durou entre um e seis meses.

Os choques do lado da demanda foram devidos em grande parte à contração macroeconômica e estão intimamente ligados a ciclos econômicos voláteis juujujuuukilmaiores,  em termos de tamanho e duração. A covid-19 está provocando um choque no lado da demanda que ainda está repercutindo na economia global,  com um choque simultâneo no lado da oferta decorrente da OPEP+.  A contração simultânea da demanda e o aumento simultâneo da oferta não têm precedentes no setor global de petróleo e gás. A Accenture fez um longo estudo e revela passos críticos que as empresas de petróleo podem tomar para criar resiliência e emergir mais fortes

Apesar das mudanças que a indústria experimentou ao longo dos anos, no entanto, eventos recentes pressagiam um mercado novo e talvez ainda mais perturbador: Um evento do cisne negro, COVID-19, está provocando um choque no lado da demanda que deve resultar em aproximadamente de 3 a 5 milhões de bpd até o final de 2020. No geral, esperamos que a demanda global de petróleo seja menor em 2020 do que no ano passado, o que não acontece há mais de uma década. Enquanto isso, “estamos vendo um choque concorrente do lado da oferta decorrente do plano da OPEP + e da Arábia Saudita de abrir as comportas do suprimento de petróleo precisamente quando a economia está se preparando para uma contração”.

gg5g5g5gdEdson Bouer (foto principal), especialista no assunto e diretor do segmento na Accenture, diz que cerca de 60 milhões de bpd são usados no transporte rodoviário, marítimo e aéreo. Uma contração de 10 a 15% no transporte no segundo trimestre é uma redução de  6 a 9 milhões de bpd na demanda de petróleo bruto. Uma recessão global pressionará ainda mais os 40 milhões de bpd restantes da demanda de não-transporte. A confluência desses dois choques cria uma situação sem precedentes – portanto difícil de prever -, mas se juntarmos os vários elementos de oferta e demanda à luz desses eventos, parece que o impacto pode durar até 2021, com um impacto desproporcional na produção. dos Estados Unidos. No entanto, diz o levantamento, “ é seguro dizer que estamos em um 2020 turbulento e morno em 2021, em que os mercados de commodities estarão sob pressão, e é difícil ver os vencedores neste momento, dada a recessão iminente. Os países produtores, investidores, as empresas de O&G e as empresas de energia verde / nova estão perdendo.” A confluência desses dois choques cria uma situação sem precedentes que pode durar até 2021, com um impacto desproporcional na produção dos EUA.

A contração simultânea da demanda e um aumento simultâneo da oferta são sem precedentes. Estamos em águas desconhecidas e não está claro quem rrfrrfrvencerá esse jogo de improviso. Esperamos que os preços baixos atuais prevaleçam e, possivelmente, caiam ainda mais se a OPEP + continuar a postura de inundar o mercado, dada a destruição da demanda e o excesso de oferta resultante.

O setor de O&G já estava em estado de ruptura, levando a esses eventos. Os retornos do setor estavam sob pressão, o capital estava saindo do setor e a descarbonização estavam se fortalecendo para os aumentos de capital. As operadoras norte-americanas, em particular, estavam em uma posição mais precária do que em 2014. “ A disponibilidade de capital quase secou – os investidores estavam aplaudindo cortes de capital e penalizando a expansão de capital. Os estoques de petróleo estavam sendo massacrados e estavam abaixo dos níveis de 2014.”

Além disso, os recursos se tornaram mais abundantes, o mercado, mais competitivo e as fontes alternativas de energia, mais prevalentes, diminuindo a barra para alternativas a fontes específicas de suprimento de O&G.  Quanto ao gás natural, o início de uma recessão global afetará a demanda, embora não tanto quanto o petróleo. No entanto, o ajuste da oferta será limitado e até a redução de gás associada levará tempo, resultando em um risco contínuo de queda dos preços. Ao mesmo tempo, no entanto, esse risco de preço será mais moderado do que o petróleo, já que o mercado de gás já estava definhando um excesso de mercado antes da crise.

t66tt7iu“ Muito  embora a economia da extração de O&G tenha melhorado consideravelmente desde o último choque de oferta em 2014 – de US$ 10 a US $ 20 por barril -, em última análise, a economia de ponto de equilíbrio do barril marginal determinará o preço de equilíbrio. E esse preço de equilíbrio ainda está entre US $ 50 e US $ 60 por barril. Os mercados podem ficar irracionais temporariamente, mas, em última análise, os fundamentos prevalecerão”.

Tempos desafiadores exigem medidas inteligentes – tradicionais e não tradicionais. A indústria se livrou de rr44rr4r4muitos choques e opositores comprovados errados no passado no entanto, agora ele é confrontado com interrupções simultâneas em nível de player existencial, em todo o sistema e o melhor da categoria – riscos que realmente testam sua tenacidade e durabilidade. Tomar decisões difíceis, porém informadas, e seguir um roteiro estratégico, no entanto, ajudará as empresas de petróleo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of