ROSATOM VAI TROCAR O COMBUSTÍVEL DA USINA NUCLEAR DE BELOYARSK

WSWWSA unidade 4 da usina nuclear de Beloyarsk, na Rússia, será completamente trocada para combustível MOX de urânio-plutônio em 2022, marcando um passo importante para o fechamento do ciclo de combustível nuclear. O anuncio foi feito pela própria Rosatom, estatal russa dona da usina. Atualmente, o reator de nêutron rápido 789 MWe BN-800 é alimentado por um núcleo híbrido – uma mistura de óxidos de urânio e plutônio –  para produzir novo material combustível à medida que queima. A transição para os conjuntos de combustível MOX começará no primeiro semestre do próximo ano.

Vladimir Shaloumov, chefe de segurança nuclear e confiabilidade da usina nuclear de Beloyarsk, disse que  “O reator BN-800 deve ser alternado de um núcleo híbrido para um núcleo com uma carga completa de conjuntos de combustível com combustível MOX, que estão sendo produzidos para nós pela Mining and Chemical Combine no território de Krasnoyarsk e compreendem dióxido de urânio e plutônio dióxido de carbono na forma de pellets para ser usado como combustível. O reator BN-800, de acordo com seu design, está focado no uso de combustível MOX como um dos estágios no caminho da energia nuclear doméstica para o desenvolvimento de um ciclo fechado de combustível nuclear

Um ciclo fechado de combustível nuclear permitirá a criação de energia nuclear de ‘componente duplo’, disse um comunicado da Rosatom: “com operação simultânea de reatores de nêutrons rápidos e térmicos”. Ele acrescentou que isso “expandirá a base de combustível da energia nuclear muitas vezes, envolvendo o isótopo de urânio 238, garantindo a reutilização do combustível nuclear usado e minimizando o desperdício radioativo”. A capacidade do Beloyarsk 4 excede a do segundo reator rápido mais poderoso do mundo – o 560 MWe BN-600 Beloyarsk 3.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of