NOVO MÉTODO DE EXTRAÇÃO PODE TORNAR URÂNIO EM FONTE RENOVÁVEL DE ENERGIA

141030174814_nuclear_464x261_afpUm artigo científico feito por cientistas e divulgado na publicação “Progress in Nuclear Energy” destacou as vantagens da extração de urânio do mar para a geração de energia nuclear.

Os pesquisadores explicaram no texto que as formas convencionais de extração a partir de minério sólido não podem ser rotuladas como renováveis. Isto porque, nestas situações, o urânio não pode ser reproduzido a partir de processos naturais.

A estimativa é de que existam 4.500 megatoneladas de urânio em águas marinhas. Os pesquisadores sugerem que, quando a tecnologia de extração do elemento no mar se tornar economicamente competitiva, aliada à extração com parcimônia, o urânio poderá ser considerado renovável.

No Japão, a tecnologia para extrair o urânio a partir de água do mar já está passando por testes em laboratório, com um custo de cerca de US$ 260 por quilo.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Carlos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carlos
Visitante
Carlos

O titulo da matéria está errado. A extração de urânio do mar é uma alternativa à extração em minas de urânio em terra. Nada tem a ver com a geração nas usinas nucleares que vão utilizar esse urânio na forma de elementos combustíveis.