ESTADOS UNIDOS CONSIDERAM COMO PREOCUPANTE A DECISÃO DO IRÃ DE PRODUZIR URÂNIO METÁLICO PARA USO MILITAR

karimOs Estados Unidos e a Europa se mostraram preocupados com a decisão do Irã aumentar seu enriquecimento de urânio, minando ainda mais os esforços para salvar o acordo nuclear de 2015. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que o Irã pretende “produzir urânio metálico com uma taxa de enriquecimento de 20%”. O representante de Teerã na ONU,   Kazem Gharibabadi, confirmou a informação e disse que “Essas operações já começaram.” Ele também garantiu que o objetivo é melhorar “a produção de produtos farmacêuticos”. Mas o Ocidente teme que, sob o pretexto das pesquisas científicas, o Irã esteja tentando obter armas atômicas. Os Estados Unidos consideraram preocupante que o Irã esteja cada vez mais se afastando de seus compromissos nucleares e pediram ao país que acabe com suas “provocações”.   

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price (foto à direita), disse que “É preocupante que o Irão tenha optado por uma escalada. Continuamos pedindo ao Irãned que pare com suas provocações. Este é mais um passo para trás do Irã, pois apresentamos nossa sincera intenção de voltar a assinar o acordo nuclear iraniano, concluído em 2015, em Viena.”  Esse acordo entre o Irã de um lado e os Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China do outro, conhecido como JCPOA, ofereceu a Teerã um alívio das sanções do Ocidente e da ONU em troca de seu compromisso de não se munir de armas nucleares e reduzir drasticamente seu programa nuclear, sob o controle da organização internacional. No entanto, Washington se retirou do pacto em 2018 por decisão do  então presidente Donald Trump, que impôs novamente suas sanções. Em resposta, o Irão renunciou à maioria de suas obrigações.

Os países europeus também expressaram “grande preocupação” com o anúncio iraniano, que conspira contra as negociações de Viena com o objetivo de relançar o acordo nuclear. Um porta-voz dos ministérios Relações Exteriores do Reino Unidos, França e Alemanha disse que  “Com seus últimos passos, o Irã está ameaçando um desfecho bem-sucedido das negociações de Viena, apesar do progresso feito nas seis rodadas de negociações até agora.” Ao chegar à Casa Branca em janeiro, Joe Biden anunciou sua intenção de retomar o acordo. As conversas sobre o tema foram retomadas em abril na capital austríaca, embora tenham estagnado. Mas em fevereiro Teerã impôs restrições às inspeções da AIEA e iniciou a produção de urânio metálico para fins de pesquisa, uma questão delicada porque esse material também pode ser usado na fabricação de armas nucleares.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of