ETERNIT INSTALA SUAS TELHAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS DE SÃO PAULO

aaaaaaUma inovação que saiu da teoria para a prática e que pode sacudir o mercado de geração de energia para residências. A Eternit  acaba de implementar a instalação das telhas fotovoltaicas de concreto em residências de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, no interior paulista. Os telhados vão gerar energia, que será consumida pelos usuários dos imóveis. Na instalação da residência em São Bento de Sapucaí, foram utilizadas 400 telhas fotovoltaicas de 9,16 kWp, uma parte do telhado de aproximadamente 1.000 telhas. Com isso, a capacidade produtiva será em média de 400 kWh/mês. A instalação contou com a parceria da integradora SIMEPE, empresa especialista em sistemas fotovoltaicos, e da WEG para o fornecimento do inversor.

Para a residência em Campos do Jordão, foram instaladas 467 telhas fotovoltaicas, com capacidade produtiva média de 590 kWh/mês. Neste projeto, a Eco Brasil Solar é a integradora parceira, e a Deye a responsável pelo fornecimento dos microinversores. Luís Augusto Barbosa, presidente do Grupo Eternit, disse que “ Depois de cerca de dois anos trabalhando intensamente neste projeto inovador, demos hoje um passo importante em um mercado de consumo cada vez mais consciente.” De acordo com Luiz Antonio Lopes, gerente de desenvolvimento de negócios da Eternit aaresponsável por todo o projeto das telhas fotovoltaicas, “a partir da captura de energia solar durante o dia, considerando a irradiação solar da região e a orientação do telhado leste oeste, será possível economizar até R? 300,00 na conta de energia. Se houver, o excedente é injetado na rede para consumo à noite, por exemplo.”

As telhas fotovoltaicas de concreto estão sendo produzidas pela Tégula Solar, empresa que pertence ao grupo Eternit, instalada em Atibaia, São Paulo,   em uma fábrica dedicada à tecnologia fotovoltaica e que permitirá a execução de projetos residenciais, comerciais e de agronegócio entre outros. Novas instalações estão previstas para janeiro de 2021. “Escolhemos a telha de concreto como produto inicial por questões técnicas. Em paralelo, também fizemos o desenvolvimento da versão fotovoltaica da tradicional telha de fibrocimento, a Eternit Solar, que aguarda homologação do Inmetro. Por ser o tipo de telha de maior utilização nos estabelecimentos do apaís e com o custo mais acessível, poderemos oferecer a possibilidade de adesão à energia solar a uma grande parcela da população brasileira, popularizando esse acesso“, explica Barbosa. Segundo ele, outra vantagem é para o consumidor que já possui o telhado com o produto Eternit.

A telha solar será intercambiável com a telha tradicional da marca, podendo ser substituída nos pontos necessários sem precisar mudar a estrutura inteira da cobertura. “Feito isso, a ligação elétrica e a conexão com a rede de transmissão seguem os mesmos padrões e exigências dos sistemas tradicionais de placas fotovoltaicas“, diz.. A telha fotovoltaica é uma inovação e será fabricada em larga escala.  A Eternit vem cumprindo as etapas do plano de desenvolvimento e a previsão é iniciar a comercialização no final do primeiro semestre de 2021.

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
AlexandreHUMBERTO FARIAS DA SILVAHUMBERTO FARIAS DA SILVA Junior Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
HUMBERTO FARIAS DA SILVA Junior
Visitante
HUMBERTO FARIAS DA SILVA Junior

Qual o custo para implantação do sistema com 467 telhas fotovoltaica?

HUMBERTO FARIAS DA SILVA
Visitante
HUMBERTO FARIAS DA SILVA

Qual o custo para implantação do sistema com 467 telhas fotovoltaica?

Alexandre
Visitante
Alexandre

Gostaria de revender ser representante

Alexandre
Visitante
Alexandre

Gostaria de ser representante de vendas