EXXONMOBIL ASSINA ACORDO PARA TER UMA PARTICIPAÇÃO DE 25% NO MAIOR PROJETO DE PRODUÇÃO DE GNL DO MUNDO, NO CATAR

essoA QatarEnergy assinou um acordo com a ExxonMobil para a expansão do North Field East, o maior projeto de gás natural liquefeito (GNL) do mundo, após acordos com TotalEnergies, Eni e ConocoPhillips. O Catar está em parceria com empresas internacionais na primeira e maior fase da expansão de quase US$ 30 bilhões que aumentará a sua posição como o maior exportador mundial de GNL. As empresas formarão uma joint venture e a Exxon terá uma participação de 25% nela, disse o CEO da QatarEnergy, Saad al-Kaabi (foto abaixo, à direita). O acordo implica uma participação de 6,25% para a Exxon na expansão North Field East. A Exxon disse em comunicado que a joint venture deterá uma participação de 25% no projeto de 32 milhões de toneladas por ano (mtpa), o que equivale a um trem de GNL de 8 mtpa para a Exxon.

Isso tornaria a participação da Exxon no projeto igual à TotalEnergies, enquanto a Eni e a ConocoPhillips têm cerca de 3,12% cada. As principais petrolíferas estãocatar licitando quatro trens – ou instalações de liquefação e purificação – que compõem o projeto North Field East. Ao todo, o plano de Expansão do Campo Norte inclui seis trens de GNL que aumentarão a capacidade de liquefação do Qatar de 77 milhões de toneladas por ano (mtpa) para 126 mtpa até 2027. O quinto e o sexto trens fazem parte de uma segunda fase, North Field South. O Campo Norte faz parte do maior campo de gás do mundo que o Catar compartilha com o Irã, que chama sua parte de South Pars.

Em 1998, a Exxon adquiriu a Mobil e ampliou o relacionamento por meio de ações em unidades de processamento adicionais, navios-tanque de GNL e terminais de recebimento. Um dos terminais, Golden Pass no Texas, foi originalmente projetado para importar GNL do Catar para os Estados Unidos. O boom do gás de xisto dos EUA encerrou esse plano e os dois estão aproveitando-o para construir um terminal de exportação de GNL. As principais petrolíferas nacionais da China estão em negociações avançadas com o Catar para investir na expansão do Campo Norte Leste e comprar o combustível sob um contrato de longo prazo.  Seria a primeira parceria desse tipo entre as duas nações, entre os maiores consumidores e produtores de GNL do mundo.

O presidente-executivo da Exxon, Darren Woods (foto principal), que viajou ao Catar para o anúncio, disse que o projeto Golden Pass estava dentro do cronograma e a ExxonMobil estava trabalhando com o governo dos EUA para acelerá-lo: “Obviamente estamos muito envolvidos no processo e trabalhamos no projeto. Está dentro do prazo. Estamos trabalhando muito de perto com o governo dos Estados Unidos  para ver o que podemos fazer para acelerar o projeto.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of