ENBRIDGE RECEBE ATAQUE DE AMBIENTALISTAS CONTRA O OLEODUTO DA LINHA 5 SOB O LAGO DE MICHIGAN

PONTENovos documentos judiciais na disputa pela Linha 5 mostram que um consultor do setor de energia contratado pela Enbridge estima que o fechamento do oleoduto que corre sob o Estreito de Mackinac teria um impacto mínimo nos preços dos combustíveis. Os documentos decorrem de uma ação federal  em Wisconsin, movida pela Bad River Band da tribo dos índios Chippewa do Lago Superior. De acordo com o relatório apresentado por Neil Earnest, os preços da gasolina, combustível de aviação e diesel subiriam cerca de 0,5 centavos por galão. O impacto em Ontário seria muito maior, mais próximo de 5 centavos por galão. Sean McBrearty (foto abaixo, à direita), diretor legislativo e de políticas da Clean Water Action, diz que isso prova “que não precisamos de um oleoduto no Estreito de Mackinac. O principal argumento da Enbridge, durante anos, desde que começamos a falar sobre a Linha 5, é que Michigan realmente precisa da Linha 5. Precisamos dela para o gás. Precisamos dele para propano. Então, uma vez que começamos a obter especialistas do setor de energia para analisar essas alegações com informações disponíveis publicamente, os especialistas foram capazes de refutar essa noção”.

seanO porta-voz da Enbridge, no entanto, refuta essas alegações, acusando os ativistas ambientais de “escolher a cereja” das partes selecionadas da análise de Earnest e apresentando “uma visão imprecisa dos impactos associados ao fechamento da Linha 5”. Embora o impacto final nos custos de combustível esteja correto, a Enbridge afirma que esse número pressupõe que a infraestrutura de substituição teria sido já construída e totalmente operacional. Antes que a nova linha esteja em operação, os custos provavelmente seriam mais altos. A empresa também afirma que as refinarias seriam forçadas a fechar e muitos empregos seriam perdidos, especificamente em Michigan, Ohio e Pensilvânia.

McBrearty observa que o fato não vem ao caso, dizendo que o ônus deve recair sobre a Enbridge para encontrar outra maneira de transportar seu produto sem ameaçar os Grandes Lagos. “Há anos há estudos que mostram que não precisamos da Linha 5. Isso mostra que a Enbridge também sabe disso. Eles precisam da Linha 5 para manter seus lucros fluindo, mas Michigan não precisa da Linha 5, a região não precisa da Linha 5 e nem mesmo o Canadá precisa da Linha 5”. A Enbridge também apontou para um estudo publicado em março pela Consumers Energy Alliance que estima que as famílias e empresas de Michigan pagariam aproximadamente US$ 2 bilhões a mais por ano em gás e diesel se a Linha 5 fosse fechada. A Consumers Energy Alliance é composta por várias empresas e sindicatos de combustíveis, caminhões, mineração e energia.

linha 5Para lembrar, a Linha 5 foi construída pela primeira vez no Estreito de Mackinac em 1953. Ela consiste em duas tubulações de 20 polegadas de diâmetro que correm paralelas uma à outra. As linhas transportam até 540.000 barris de combustível por dia, incluindo petróleo bruto leve, petróleo bruto leve sintético e líquidos de gás natural, que são então refinados em propano. A Enbridge é uma empresa canadense com sede em Calgary, Alberta. Mas a Linha 5 opera quase exclusivamente em solo americano. As linhas começam em Superior, Wisconsin, serpenteando pela península superior de Michigan antes de cruzar o Estreito de Mackinac. De lá, ela viaja para o sul até Bay City e faz uma curva para o leste, cruzando o rio St. Clair até Sarnia, Ontário. Enquanto parte do combustível é transferida para refinarias em Michigan e Ohio, a maior parte é transferida para refinarias em Ontário e Quebec.

Os tubos do Estreito são sem costura, revestidos com esmalte e têm 0,812 polegadas de espessura, o que é três vezes mais grosso que um duto típico. Antes de seremLINHA 5 instalados, a  Enbridge diz que os dutos foram testados e resistiram a uma pressão até quatro vezes maior do que a que enfrenta no Estreito. Um relatório publicado em 2012 pela National Wildlife Federation, a Linha 5 vazou pelo menos 29 vezes, derramando mais de 1 milhão de galões de óleo embora nenhum diretamente no Estreito de Mackinac. Além disso, os dados federais só datam de 1968 e não cobrem os primeiros 15 anos da Linha 5.

Um estudo de 2016 realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan estima que um derramamento de 25.000 barris no Estreito de Mackinac impactaria mais de 1,5 quilômetros  de costa nos Grandes Lagos. O estudo foi liderado por especialistas da Michigan State University. Os pesquisadores estimaram que as rotas de navegação de Soo Locks e do rio St. Marys precisariam ser fechadas por pelo menos 12 dias. Os pesquisadores estimam que os fechamentos levariam a engarrafamentos e efeitos cascata na região, incluindo fechamentos de curto prazo ou demissões em minas, siderúrgicas e refinarias. Os custos dos produtos aumentariam devido à escassez de produtos e a receita tributária seria perdida.

governadoraEm novembro de 2020, a governadora Gretchen Whitmer revogou a servidão concedida em 1953, permitindo que a empresa canadense passasse seus oleodutos pelo Estreito de Mackinac. A Enbridge deveria encerrá-lo em maio de 2021, mas ultrapassou o prazo, levando Whitmer ao tribunal pela decisão. Dana Nessel, a procuradora e Gretchen  Whitmer desistiram de um processo federal contra Enbridge, esperando, em vez disso, julgar o caso em um tribunal estadual. Da mesma forma, a Enbridge sente que tem uma vantagem em um tribunal federal, apoiando-se em um tratado de 1977 que alega impedir qualquer estado de fechar qualquer infraestrutura que transporte hidrocarbonetos através das fronteiras sem a aprovação total do outro país. Se essa é uma interpretação precisa do tratado ou uma que se sustenta no tribunal, ainda não se sabe. Embora orich presidente Joe Biden tenha defendido a energia verde e o abandono dos combustíveis fósseis, a Casa Branca não tomou nenhuma ação formal contra Enbridge ou o Canadá.

A Enbridge também está trabalhando em um projeto de um túnel, com a participação da empresa brasileira Liderroll, para substituir a Linha 5. A Enbridge chegou a um  projeto de túnel com o ex-governador Rick Snyder (foto) em dezembro de 2018, mas ainda não começou. O projeto de US$ 500 milhões cavaria um túnel 30 metros abaixo do Estreito. A EGLE, o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA e a Comissão de Segurança Pública de Michigan ainda precisam aprová-lo. Uma decisão do MPSC pode vir neste verão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of