EXXONMOBIL FAZ DESCOBERTA OFFSHORE EM ANGOLA E ASSINA ACORDO PARA IMPULSIONAR EXPLORAÇÃO NA COSTA DO PAÍS

ANPG_Exxon_acordo_hmpg_700x400pxA ExxonMobil fez uma nova descoberta de petróleo no Bloco 15, na costa de Angola, e também assinou um acordo para a recuperação de custos adicionais de pesquisa com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) do país. O documento foi assinado em Luana pelo presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, e a diretora-geral da ExxonMobil, Katrina Fisher.

Localizado a uma profundidade de 1.200 metros, o poço Likembe-01 na área de desenvolvimento Kizomba B no Bloco 15 é operado pela ExxonMobil em parceria com a Azule Energy, Equinor e Sonangol. Ele foi perfurado entre fevereiro e abril de 2024 e atravessou reservatórios da idade Miocena, alcançando uma profundidade final de 3.013 metros, dentro do perímetro da área de desenvolvimento Kizomba B.

Segundo a ANPG, o poço Likembe-01 é o primeiro poço perfurado no âmbito dos acordos preliminares do projeto de produção incremental, com o objetivo de fornecer incentivos aos investidores para produzir volumes adicionais em concessões atualmente em produção, como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento sustentável do setor petrolífero angolano.

O projeto de produção incremental visa maximizar a recuperação de hidrocarbonetos nas concessões petrolíferas em produção na zona marítima de Angola, o que envolve adicionar novo petróleo e expandir a atratividade econômica de novos projetos em campos maduros e áreas ainda não desenvolvidas.

Portanto, atividades adicionais de exploração de hidrocarbonetos no Bloco 15 devem contribuir para mitigar o acentuado declínio na produção, garantindo a identificação de recursos adicionais que sejam comercial e economicamente viáveis à luz do atual acordo de partilha de produção.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of