EXXONMOBIL INICIOU PERFURAÇÃO DE POÇO PIONEIRO NA BACIA DE SERGIPE-ALAGOAS

west-saturnA mais nova investida de uma petroleira estrangeira em águas profundas brasileiras acaba de ser concretizada. A americana ExxonMobil iniciou durante o final de semana a perfuração do primeiro poço exploratório (batizado de 1-EMEB-3-SES), no bloco SEAL-M-428 (prospecto Cutthroat). A área fica em lâmina d’água de 3.093 metros na promissora Bacia Sergipe-Alagoas, na costa nordestina.

Como noticiamos na última semana, a ExxonMobil recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a licença ambiental autorizando a atividade de perfuração marítima em seis blocos naquela bacia. Esse primeiro poço está sendo perfurado com o uso do navio-sonda West Saturn, da Seadrill.

A licença expedida pelo Ibama autoriza a perfuração de até 11 poços. Até agora, a ExxonMobil garante a perfuração de dois deles, sendo os demais ainda contingenciais. O avanço de novas perfurações dependerá do resultado dos primeiros poços. As atividades serão executadas a mais de 50 km da costa e terão caráter temporário com duração de aproximadamente dois a quatro meses por poço.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Se fez a lição de casa direito descobrirá muito óleo. Vaticino. Com o conhecimento que ganhou em Suriname, então! Prospecto mui semelhante. A Enauta, se não me engano, era a dona do ativo e intuo que não teve musculatura para bancar sozinha o projeto, pois tem muitos ativos para cumprir os PEM’s.