FALHA EM EQUIPAMENTO SUBMARINO PARALISOU A PRODUÇÃO DO CAMPO DE MANATI
Um fechamento indevido de uma válvula na parte submersa do gasoduto de exportação paralisou a produção do Campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu. O incidente aconteceu na última sexta-feira (10), mas só foi comunicado ao mercado hoje (13) pela Enauta, uma das empresas que fazem parte do consórcio que produz na área.
“O operador está avaliando as causas do incidente e ainda não há previsão de retorno. A Companhia manterá o mercado informado dos desdobramentos acerca desse assunto”, disse a Enauta, em comunicado. Manati está localizado na costa do município baiano de Cairu, em profundidade de água de 35 metros a 50 metros. O campo iniciou sua operação em 2007 através da plataforma fixa PMNT-1.
Atualmente, o consórcio que produz no campo é formado por Petrobrás (35% e operação), Enauta (45%), PetroRio (10%) e Geopark (10%). Esse cenário deve ser modificado em breve. A Petrobrás, como se sabe, está vendendo sua fatia no ativo. Enquanto isso, Enauta e PetroRio já anunciaram acordos para vender suas respectivas participações em Manati para a Gas Brigde.
Essa é a segunda paralisação da produção do campo em pouco mais de dois meses. No final de setembro, um pequeno vazamento de gás na parte terrestre do duto localizado entre a estação de compressão e a estação de tratamento de gás do campo causou a interrupção da produção no ativo.
Deixe seu comentário