FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS ENTREGA PROPOSTAS DA CATEGORIA PARA A CHAPA LULA-ALCKMIN

fup-ptA Federação Única dos Petroleiros (FUP) se reuniu hoje (30) com a coordenação do programa de governo da chapa Lula-Alckmin, no Rio de Janeiro, para apresentar as sugestões e propostas da categoria para os candidatos do PT/PSB. Na reunião de três horas, a FUP defendeu que a Petrobrás precisa voltar a ser uma empresa integrada e recuperar seu papel estratégico de indução do desenvolvimento regional e nacional.

Como não poderia deixar de ser, o tema preço dos combustíveis também foi colocado sobre a mesa. O coordenador do programa de governo da chapa Lula-Alckmin, Aloizio Mercadante, falou sobre uma possível mudança na atual política de preços da Petrobrás. “Haverá uma estratégia consistente, responsável, de transição progressiva para sair do PPI [política de paridade internacional] e abrasileirar o preço dos derivados, construindo uma média ponderada do que é importado e do que é produzido no Brasil”, afirmou.

Mercadante disse ainda que, em sua visão, o PPI é uma coisa inaceitável. “Quando o Pedro Parente (presidente da Petrobrás no governo Temer) introduziu o preço do combustível dolarizado não houve nenhuma grande discussão em nenhuma instância da democracia brasileira. Não faz sentido nivelar por cima o preço. Isso é um instrumento para desnacionalizar a Petrobrás, privatizar refinarias, desmobilizar ativos”, avaliou. Mercadante também criticou a ideia de usar recursos fiscais para subsidiar o preço da gasolina. “Tudo isso tem prazo de validade, até o final do ano, e deixa uma bomba fiscal para o próximo governo”, concluiu.

Já o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, defendeu a retomada dos investimentos da Petrobrás, inclusive no refino e no setor de fertilizantes. Segundo ele, a participação dos investimentos totais da Petrobrás no PIB brasileiro caiu de 11% em 2009, para apenas 2,8% em 2021, segundo dados elaborados pelo Dieese/FUP, com base nos relatórios da petroleira.

O dirigente da FUP afirmou ainda que, na esteira do PPI, e dos altos preços dos combustíveis, houve aumento substancial no número de importadores e exportadores de derivados de petróleo (tradings). Em junho de 2008 eram 192 agentes, total que passou para 363, em agosto de 2016; e atingiu 634 importadores/exportadores em dezembro de 2021.

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