FEIRA INTERNACIONAL DA MECÂNICA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Paulo MiottoEficiência energética é um dos temas mais debatidos dentro da indústria nacional e um novo seminário para discutir o assunto já está marcado, no próximo dia 20 de maio, às 16h, na edição deste ano da Feira Internacional da Mecânica, em São Paulo (SP). O evento será apresentado por Paulo Miotto (foto), sócio-diretor da Ecoeficiência Energia.

O executivo aproveitará a oportunidade para apresentar uma programa de aumento da competitividade energética, baseado em dois pilares: prestação de assistência técnica na implementação de ações de eficiência energética nas indústrias e disponibilização de financiamento off balance para projetos com alto valor de capex.

Uma das principais criticas feitas por Miotto se foca na boa matriz energética aliada as poucas políticas para eficiência energética. Segundo estudo da American Council for an Energy-Efficient Economy elaborado em 2014, o Brasil ocupa 15º lugar entre as 16 maiores economias no quesito eficiência energética, quando levados em consideração quatro tópicos: Política Nacional, Transporte, Indústria e Edificações.

“Por isso, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério de Minas e Energia, com apoio da CNI, entre outros órgãos competentes, têm trabalhado para desenvolver um novo programa nacional, que não contenha apenas diretrizes como é o caso do PNEF (Programa Nacional de Eficiência Energética), mas sim ações práticas especialmente junto à indústria. O Programa chama-se A3E – Aliança Empresarial para Eficiência Energética e será lançado ainda em 2016”, destacou o diretor da Ecoeficiência Energética.

Miotto tem larga experiência com o assunto, já tendo liderado a implantação de  programas corporativos de eficiência energética nos setores de metalurgia, química, petroquímica e mineração, em empresas como Alcoa, Braskem e Rhodia. Hoje atua ainda como consultor da CNI e do Banco Mundial.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of