SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR É REMARCADO PARA SETEMBRO, NO RIO DE JANEIRO

Angra 1 02

A atual situação político-econômica do país faz com que a definição de diversas agendas sejam postergadas, esperando uma decisão de como serão os próximos anos. A indústria nuclear preferiu postergar o VII Seminário Internacional de Energia Nuclear para entre os dias 20 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro. Os organizadores acreditam que na data será possível delinear a agenda do setor para os próximos anos.

O evento reunirá empresas públicas e privadas, governo, organismos internacionais, fabricantes de equipamentos, suprimentos, tecnologia, empresas de engenharia e projetos, Institutos de pesquisa e associações técnicas, debatendo temas pertinentes ao setor e apresentando soluções e tecnologias para o desenvolvimento nuclear.

O setor nuclear vem ganhando protagonismo em todo o mundo e no Brasil também já estão sendo feitos movimentos para expansão do segmento. Há o planejamento parape lo menos quatro novas usinas até 2030, e outras quatro até 2050, conforme defendeu recentemente o próprio Ministério das Minas e Energia.

No entanto, é preciso debater caminhos para viabilizar os recursos necessários, diante das dificuldades orçamentárias do governo, além de criar um ambiente regulatório estável e buscar novas tecnologias para agilizar a instalação e a operação das novas plantas nucleares. Grandes empresas como Areva, Westinghouse e Rosatom, por exemplo, já demonstraram interesse em participar desse momento, mas destacam a necessidade de mais segurança jurídica e regras claras, já que os projetos envolvem bilhões em investimentos.

Comentários não permitidos.