FGV ENERGIA LANÇOU PUBLICAÇÃO SOBRE FATORES QUE AFETARÃO OS PREÇOS DO PETRÓLEO

fpsoA nova edição do Informe Petropolítica, elaborado pela FGV Energia, discute neste mês os fatores que afetarão os preços do petróleo no cenário internacional daqui em diante. No curto prazo, a entidade aponta as circunstâncias relacionadas à pandemia e à recuperação econômica pós-pandêmica. O documento pode ser lido na íntegra gratuitamente neste link.

A publicação lembra que os Estados Unidos estão com um pacote de estímulo de US$ 1,9 trilhões, além de estarem vacinando grande parte de sua população, o que vem restaurando de forma lenta a demanda. Na Europa, que está tomando as mesmas medidas, só que de forma menos veloz, também há sinais de recuperação da demanda. Enquanto isso, na China, a vacinação não tem avançado como esperavam, mas o país tem conseguido controlar a situação com vigilância eletrônica e lockdowns.

Já sobre a oferta, o informe da FGV Energia diz que a capacidade ociosa da Arábia Saudita ditará o passo e a disciplina do controle artificial proporcionado pela OPEP+. “O cartel já vem dando sinais de que deseja aumentar a produção. Se forem rápidos em atender a demanda, os preços se manterão nos patamares que conhecemos hoje, entre 60-65 dólares por barril”, projetou a instituição. “Caso não acompanhem, a pressão causada pelo descasamento pode elevar os preços a patamares em torno de 80 dólares, segundo análise da IHS Markit”, completou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of