FINLÂNDIA COMEÇARÁ A ARMAZENAR REJEITOS NUCLEARES EM TÚNEIS SUBTERRÂNEOS JÁ NA METADE DESTA DÉCADA

rffrfrfrfeEstão aceleradas as escavações dos primeiros túneis para deposição final de combustível nuclear usado da Usina Nuclear de Onkalo, na Finlândia.  O repositório, que é o primeiro do mundo para combustível usado, deve começar a operar em meados da década de 2020. O combustível será colocado no leito rochoso, a uma profundidade de cerca de 450 metros. O sistema de eliminação consiste em um recipiente de ferro-cobre hermeticamente fechado, um tampão de bentonita envolvendo o recipiente, um material de preenchimento de túnel feito de argila expansível.  As estruturas de vedação dos túneis terá instalações de uma rocha envolvente.

Os primeiros cinco túneis a serem escavados durante os próximos 18 meses marcam o início de um extenso esforço de construção. Estima-se que 100 túneis deffdd deposição serão escavados durante o período de operação de 100 anos da instalação de disposição final, e terão um comprimento total de cerca de 35 quilômetros. O comprimento máximo de cada túnel será de 350m. Os túneis terão cerca de 4,5m de altura e 3,5m de largura. A escavação dos primeiros cinco túneis faz parte do projeto EKA de aproximadamente US$ 607 milhões da Posiva, que cobre todas as instalações de disposição final necessárias, incluindo sua construção e equipamentos, bem como o início da operação de disposição final no primeiro depósito túnel.

A empresa afirmou que o início da escavação é um “marco significativo” para a Posiva, já que vem após anos dwdwwde atividades de desenvolvimento em pesquisa e metodologia para construção em rochas. A Autoridade de Segurança Nuclear e Radiação da Finlândia (STUK) verificou antes do início da escavação que as pré-condições especificadas para o início dos trabalhos haviam sido cumpridas. Juha Riihimäki, Gerente de Construção da Posiva, declarou que “os anos de pesquisa e desenvolvimento de construção em rocha que produziram procedimentos para a construção de uma instalação nuclear adequada ao leito rochoso finlandês culminaram neste momento. O desenvolvimento daaqaq metodologia começou com o construção das instalações de Onkalo em 2004”.

O plano da Posiva é que o combustível usado seja embalado dentro de vasilhas de cobre-aço em uma planta de encapsulamento acima do solo, cuja construção começou em setembro de 2019 e está programada para ser concluída em meados de 2022. Cerca de 30 recipientes serão colocados em cada túnel. Este número depende de quantos furos de deposição existem no túnel, que é determinado pelo volume de rocha adequada com base nas fraturas da rocha. Os 30 recipientes colocados em cada túnel podem acomodar um total de cerca de 65 toneladas de combustível nuclear usado.

swswsw“A estimativa atual é que a operação de descarte final comece em meados da década de 2020”, disse Kimmo Kemppainen, gerente de programa da Posiva. “A escavação e reforço dos túneis, agora iniciados de acordo com rígidos requisitos regulamentares, significam para a Posiva uma transferência para a execução do sistema de estrutura rochosa mais complexo e rigoroso de Onkalo.” Esse túnel terá cerca de 80m de comprimento e quatro furos de deposição serão perfurados nele durante o teste funcional da junta, que ocorrerá em 2023. O local para o repositório da Posiva foi selecionado em 2000. O parlamento finlandês aprovou a decisão de princípio sobre o projeto do repositório no ano seguinte.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of