FIRJAN LANÇA GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA RETOMADA SEGURA NO SETOR DE ÓLEO E GÁS

OTC Brasil 2017 - Karine Fragoso, geral de petróleo, gás e naval da FIRJANOs diversos setores da economia estão se organizando neste momento visando preparar as empresas para o momento da retomada das atividades. Por isso, a Firjan elaborou um guia de orientações para retomada segura das atividades industriais, abrangendo vários setores – inclusive o de óleo e gás. O documento aponta algumas boas práticas referentes ao transporte de trabalhadores, às máscaras, aos tripulantes que iniciarão escala de trabalho, aos procedimentos de desembarque de plataformas, entre outras. O documento pode ser lido na íntegra por meio de um link disponível no site da Firjan.

Nesse momento, de maior atenção à saúde dos indivíduos e de grande retração econômica, se faz ainda mais necessário o cuidado para o respeito às recomendações que protegem os trabalhadores e seus empregadores, não adicionando  às empresas custos a mais, que não os recomendados, que não são efetivos e que portanto só causariam ainda maior dano às empresas e aos trabalhadores”, afirmou a Gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso.

O guia conta ainda com orientações gerais para os setores de construção naval, metal mecânico e outros, levando em conta três eixos:

  1. Adequação no ambiente de trabalho, que trata de desinfecção e limpeza; sinalização e adequação de layouts em ambientes de uso coletivo para manter o distanciamento; medidas administrativas; comunicação, treinamento e orientações
  2. Novas rotinas de trabalho em tempos de Covid-19, que orienta sobre uso de máscara ou outro tipo de proteção facial; higienização pessoal; alterações emocionais e saúde mental; e mudança do horário dos turnos ou redução de jornada, para atender as necessidades de distanciamento social;
  3. Ciclo de cuidado com as pessoas, que orienta sobre imunização dos trabalhadores para outras doenças como sarampo e influenza; monitoramento da saúde dos trabalhadores assintomáticos; manejo para identificação de casos suspeitos; acompanhamento do retorno ao trabalho de infectados recuperados; e exames diagnósticos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of