FIRJAN VÊ OPORTUNIDADES PARA COMPANHIAS DE PETRÓLEO EM NOVOS NEGÓCIOS ENVOLVENDO ENERGIA EÓLICA OFFSHORE
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) acredita que as companhias de petróleo devem ficar atentas às oportunidades de negócios envolvendo novas energias, incluindo a fonte eólica offshore. Para a instituição, a experiência em projetos de petróleo e gás em águas distantes da costa pode ser um fator decisivo para projetos eólicos no mar. Com essa oportunidade no radar, a federação irá organizar, a partir de 1º de junho, uma nova série de webinars para discutir o desenvolvimento de novas formas de produção de energia no estado do Rio.
A Firjan aponta para alguns fatores de interesse das companhias de petróleo no segmento eólico offshore. Um deles é o fôlego financeiro para executar projetos de longo prazo, com custo de investimento menor do que projetos de óleo e gás. Outro ponto de destaque é o relacionamento já estabelecido com fornecedores em todo mundo. A federação também chama a atenção para a existência de pesquisas que relacionam o uso da energia eólica offshore com aumento de produção de petróleo em campos próximos.
De acordo com dados apresentados pela federação, o Brasil tem atualmente 40 GW em projetos ao longo da costa sendo discutidos, dos quais 17,5% são apresentados como potenciais de serem instalados em águas fluminenses.
Na Websérie Novas Energias, a Firjan irá discutir sobre fontes que possam contribuir nos movimentos de transição energética, e como o mercado offshore já instalado no Rio pode atender a essas novas oportunidades. Na primeira edição do evento, estarão presentes o diretor de Desenvolvimento de Negócios da SBM Offshore, Rafael Torres (foto principal); a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Gannoum (foto ao lado); o cônsul-geral adjunto e chefe do setor de Energia – Brasil do consulado geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Niels Veenis; e o diretor executivo da Van Oord – Brasil, Erick Aeck.
O evento começará a partir das 10h e será transmitido pelo canal da Firjan no Youtube. A moderação do encontro será realizada por Fernando Montera, coordenador de Relacionamento Petróleo, Gás e Naval da Firjan.
Deixe seu comentário