FLUKE AMPLIA SUA ATUAÇÃO NO SEGMENTO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO BRASIL

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Rodrigo Pereira_ALTADe olho no potencial do mercado de eficiência energética do Brasil, a Fluke tem acompanhado as necessidades desse setor. Como fruto deste interesse, a companhia já apresentou novidades ao mercado voltadas a esse tema. Além de novos equipamentos para medição de qualidade de energia, o portfólio da empresa também passou a contar com equipamentos de ultrassom para a detecção de vazamento de ar-comprimido, ferramentas para testes em sistemas de painel solar, entre outras soluções. “Neste momento de pandemia as empresas estão buscando reduzir custos sem prejudicar a produtividade ou, quem sabe, até aumentá-la, e desta forma a eficiência energética torna-se ainda mais importante”, avaliou o gerente de contas da Fluke, Rodrigo Pereira. O executivo revelou também que, no setor de energia, a estratégia da companhia para o final deste ano e início de 2021 terá foco na geração de demanda voltada para seus últimos lançamentos.

Para começar nossa entrevista, gostaria de primeiro conhecer quais são as principais oportunidades de negócios que a Fluke enxerga no setor de eficiência energética.

Eficiência energética é um tema que há muito tempo é prioridade para as empresas. A Fluke vem acompanhando essas mudanças e as novas necessidades do mercado, com novos equipamentos voltados para este tema. Especialmente para o Brasil, existe um potencial ainda maior, pois o investimento nacional não chega a 50% do mercado Europeu e com um trabalho de conscientização e um maior conhecimento do benefícios da eficiência energética é possível ter um crescimento significante no mercado nacional.

Além dos analisadores de qualidade de energia, a Fluke tem (ou planeja ter) em seu portfólio novas soluções visando a eficiência energética?

Sim, a Fluke busca sempre se atualizar com as novidades de mercado, antecipando as necessidades futuras. Além de novos equipamentos de qualidade de energia, a Fluke realizou nos últimos dois anos lançamentos na linha de termovisores, um equipamento de ultrassom para a detecção de vazamento de ar-comprimido, equipamento para testes em sistemas de painel solar, entre outros.

Visto que o Brasil ainda tem muito espaço para investir mais em eficiência energética, o senhor poderia falar quais são os planos da Fluke para esse setor?

Além de manter o foco no lançamento de novos equipamentos voltados para este mercado, temos um trabalho de marketing na divulgação de nossas soluções, nossos distribuidores atuando no mercado nacional aproximando assim nossas soluções ao cliente final, conhecendo e aproximando-se dos principais clientes com foco na atuação deste tema.

Nesse cenário de pandemia, acredita que a busca por eficiência energética será um caminho natural nas empresas brasileiras?

Sem dúvidas a resposta é sim. Neste momento de pandemia as empresas estão buscando reduzir custos sem prejudicar a produtividade ou, quem sabe, até aumentá-la, e desta forma a eficiência energética torna-se ainda mais importante.

Em sua opinião, quais os setores da economia poderiam e deveriam investir mais em eficiência energética nesse momento desafiador de pandemia?

Um estudo realizado pelo Instituo E+ aponta que atualmente o consumo de energia no Brasil é distribuído nos seguintes segmentos:  transportes (34,8%), industrial (33,8%), energético (11,2%), residencial (10,6%), comercial e público (5,2%) e agropecuário (4,4%). Portanto, onde maior o consumo de energia, maior também seriam os benefícios com a eficiência energética.

Por fim, poderia comentar quais são as perspectivas  do segmento de energia da Fluke em termos de negócios para este final de ano e início de 2021?

Desde de 2018 a Fluke prioriza o segmento de energia com foco na gestão de contas estratégicas, junto com nossos canais de distribuição e nosso time de marketing. Após esta nova postura de atuação a Fluke vem aumentando suas vendas neste segmento mesmo no período de pandemia. Para o final deste ano e inicio de 2021 nosso foco será na geração de demanda, voltada para nossos últimos lançamentos, entendendo as novas necessidades de nossos clientes e os ajudando a superar este momento difícil para tornarem-se cada vez mais competitivos no mercado nacional e internacional.

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