PRESIDENTE DA AGÊNCIA DE ENERGIA ATÔMICA DIZ SER UM ESCÂNDALO QUE METADE DA ÁFRICA NÃO TENHA ACESSO A RADIOTERAPIA

ÇÇPÇAlcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) exige que as organizações internacionais superem as barreiras burocráticas e forjem parcerias, disse o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi. “As parcerias são apenas um imperativo moral, mas também uma necessidade prática.” Ele falou  virtualmente sobre Parceria para os Objetivos na Cúpula Mundial da Saúde, em Berlim. Em 2015, todos os Estados-Membros da ONU adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 Objetivos, que  fornecem um conjunto universal de metas e indicadores contra os quais se espera que as nações formem políticas nos próximos 15 anos.

O painel reuniu líderes que representam a Gavi (a aliança global de vacinas), Save the Children, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o Fundo de População das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a AIEA. A discussão foi em torno das formas de aumentar a cooperação internacional para os ODS. Grossi disse que há uma necessidade clara de as agências das Nações Unidas, organizações de pesquisa e grupos da sociedade civil se organizarem mais estreitamente em torno de questões comuns para tomar medidas coletivas para atingir as metas.: “Temos que fazer melhor na formação e formação de parcerias. Temos que ser mais adaptáveis a parcerias que serão diferentes. Trata-se de trazer todas as forças possíveis para a mesa e oferecer produtos ou veículos que farão o trabalho.”

A AIEA afirma que contribui significativamente para a realização dos ODS ao promover o uso pacífico da ciência e tecnologia nucleares para melhorar o bem-estar e a prosperidade das pessoas em seus 172 Estados membros. Isso inclui o uso de técnicas nucleares e derivadas do núcleo para ajudar a melhorar a nutrição infantil, aumentar a produção de alimentos e gerenciar o abastecimento de água; aumentar a segurança dos alimentos e da água; mitigar as mudanças climáticas produzindo energia limpa e acessível; e melhorar o acesso à medicina radioativa e tratamento oncológico abrangente. Para cumprir com eficácia este mandato, a agência trabalha com parceiros internacionais por meio de seu programa de cooperação técnica.

Grossi disse que, mesmo em situações de pandemia, o apoio aos países para enfrentar com eficácia as doenças não transmissíveis, como o câncer, continua a ser uma área muito importante do trabalho da AIEA. “É um escândalo que, neste momento, metade do continente africano não tenha acesso a uma unidade de radioterapia. É um escândalo que 300 mil mulheres morram todos os anos de câncer cervical – algo que é detectável, tratável e curável. Temos a tecnologia, temos os meios e sabemos o que precisa ser feito. Estamos trabalhando com a OMS, civil sociedade, UNAIDS e outros para tentar fornecer acesso à medicina nuclear a muitos mais países, e estamos treinando oncologistas, radiologistas, físicos médicos e especialistas. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of