FOZ DO IGUAÇU SERÁ SEDE DO 15º SIMPÓSIO DE ENERGIA ELÉTRICA, QUE REÚNE AS MAIORES AUTORIDADES DO PAÍS

supDe amanhã (15) até a próxima sexta-feira (18), o Cigré-Brasil vai promover, em Foz do Iguaçu (PR), o XV Sepope – Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica. O evento é realizado a cada dois anos e é considerado como um dos mais importantes do segmento no País, reunindo representantes de conselhos regulatórios, órgãos de planejamento, operadores do sistema, indústria, universidades, consultores e centros de pesquisa. A cerimônia de abertura terá as presenças do Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira da Silva (foto), representando o ministro Bento Albuquerque; do diretor-geral brasileiro de Itaipu, almirante Anatalicio Risden Junior; do diretor de Geração da Eletrobrás, Pedro Luiz de Oliveira Jatobá; e do diretor Técnico do Cigré Brasil, Iony Patriota de Siqueira (foto abaixo, à direita), entre outras autoridades do setor elétrico nacional e internacional.

Para o evento estão programadas 19 sessões técnicas, divididas em mais de 80 apresentações, com ampla variedade de temas, como modelagem da geração eólica,ione sistemas de microgrids, análise da confiabilidade na geração com fontes renováveis, formação de pool de contrato no segmento de distribuição e dimensionamento energético em ambiente de transição energética. Também foram agendados três painéis de discussão. O primeiro, na quarta-feira (16), vai tratar sobre Planejamento a médio e longo prazo; O segundo painel, na quinta-feira (17), vai tratar sobre Aspectos operativos e comercialização de energia. O terceiro e último painel, na sexta (18), será sobre Novos desafios e Evolução Tecnológica em geração, transmissão e distribuição.

Haverá ainda apresentação de artigos (invited papers) e trabalhos técnicos, com ênfase nos temas planejamento e operação de sistemas (geração, transmissão e distribuição) e outros aspectos tecnológicos, como técnicas computacionais avançadas aplicadas ao setor, integração de ferramentas de simulação e mercado de energia. “Trata-se de um fórum internacional para discussões técnicas e científicas no planejamento da operação e expansão dos sistemas elétricos, com intenso intercâmbio de informações, englobando as áreas de operação, desempenho ambiental e de sistemas elétricos, regulação, mercados de eletricidade, sistemas de distribuição e geração distribuída”, disse o Superintendente de Operação  de Itaipu, José Benedito Mota Junior, coordenador geral do simpósio pela binacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of