FPSO CIDADE DE MARICÁ CHEGA AO CAMPO DE LULA E INICIARÁ OPERAÇÕES NOS PRÓXIMOS MESES
A produção no pré-sal brasileiro está em constante processo de renovação e o final de ano vem trazendo boas perspectivas. A partir desta semana, a Bacia de Santos conta com uma nova embarcação para operar em suas águas: o FPSO Cidade de Maricá, que chegou ao campo de Lula após seis dias de viagem partindo de Niterói, no Rio de Janeiro. A embarcação, que tem capacidade para produzir até 150 mil barris de óleo por dia, será quinta a atuar na produção da área e deve iniciar suas operações no primeiro trimestre de 2016.
Finalizada no estaleiro Brasa, a plataforma da Petrobrás chegou nesta sexta-feira (25) a Lula Alto. Ao longo das próximas semanas, o FPSO terá suas linhas de ancoragem instaladas e posteriormente será conectado a dez poços produtores e sete poços injetores no campo.
A embarcação se encontra a 250 km do litoral do Rio de Janeiro, em uma área com cerca de 2.120 metros de profundidade. Com uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de óleo e injeção de 200 mil barris de água diários, a plataforma será operada pelo consórcio do bloco BM-S-11, formado pela Petrobrás (65%), BG (25%) e Petrogral (10%).
Atualmente, o campo de Lula é responsável pela maior produção de petróleo e gás natural no Brasil. A liderança foi assumida em agosto deste ano, após a área registrar uma produção total média de 368 mil barris de petróleo por dia.
Em breve, uma nova unidade deve partir de Niterói para operar na região do pré-sal de Lula. Com o término das obras para integração dos módulos do navio, o estaleiro Brasa já deu início às atividades de construção do FPSO Cidade de Saquarema, que ancorou esta semana e deverá ser entregue à Petrobrás ainda em 2016.
Deixe seu comentário