FUNDO SOBERANO DO CATAR COMPRA 10% DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES DA ROLLS ROYCE

arabeO fundo soberano da Autoridade de Investimento do Catar (QIA) está investindo US$ 112 milhões para comprar 10% e tornar-se sócio do Projeto de construção dos Pequenos  Reatores Modulares (SMR) da Rolls Royce.  Segundo o CEO da QIA, Mansoor bin Ebrahim Al-Mahmoud, a instituição está investindo na transição energética e financiando as tecnologias que permitem a geração de eletricidade com baixo teor de carbono. Warren East, CEO do grupo Rolls-Royce, disse que era o dinheiro que precisavam para continuar os investimentos: “É encorajador confirmar que o negócio agora está configurado para ter sucesso”, declarou.

A Rolls-Royce SMR  foi criada em novembro com investimento da BNF Resources UK, Exelon Generation e Rolls-Royce Group como proprietários. Seus compromissosCATAR liberaram mais de 210 milhões de Libras do governo do Reino Unido. Com o investimento milhões da QIA, o negócio Rolls-Royce SMR está agora totalmente financiado, tendo garantido US$ 647 milhões por meio de capital comercial e financiamento de subsídio de Pesquisa e Inovação do Reino Unido.

O Ministro de Negócios e Energia do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, disse que o investimento “representa um grande passo em frente no plano de implantar mais energia limpa doméstica e acessível – garantindo maior independência energética para o Reino Unido, empregos altamente qualificados e levando eletricidade mais barata e mais limpa para as pessoas”. A Rolls-Royce é projetista de uma planta de reator nuclear desde o início do programa de submarinos nucleares do Reino Unido na década de 1950. Seu SMR à base de água pressurizada baseia-se na “tecnologia de energia nuclear padrão” e prevê que uma estação de energia com a capacidade de gerar 470 MWe.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of