FUP AMEAÇA FAZER GREVE EM AGOSTO CONTRA VENDA DE CAMPOS TERRESTRES DA PETROBRÁS

FUP

A Petrobrás deve ter novos dias conturbados com as reivindicações sindicais no próximo mês, quando a Federação Única dos Petroleiros (FUP) ameaça fazer uma greve contra a venda dos campos terrestres da estatal. As áreas estão espalhadas por cinco estados, a maior parte no Nordeste. São eles: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os campos à venda, que fazem parte do plano de desinvestimentos da estatal, representam cerca de 2% da produção nacional, com 35 mil barris de petróleo extraídos por dia, e estão contidos em 104 concessões, sendo seis em fase ainda exploratória.

As críticas da FUP vão contra a cessão dessas atividades para a iniciativa privada, afirmando que esse processo seria parte de um “desmonte” da Petrobrás, com o risco de gerar problemas sociais nas regiões onde estão as concessões, já que, na visão da Federação, as empresas privadas não teriam a mesma preocupação que a estatal com a população local.

Outro ponto a ser abordado durante a greve é a aprovação do projeto de lei que muda o marco regulatório do pré-sal e tira a obrigatoriedade de operação única por parte da Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of