FUP ENCAMINHA A LULA UMA PROPOSTA PARA AUMENTO DE CONTEÚDO LOCAL NAS PLATAFORMAS DA PETROBRÁS

deyvidbacelar-08abr2022A Federação Única dos Petroleiros (FUP) encaminhou ao presidente Lula e ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, uma proposta que prevê o aumento do nível de conteúdo nacional nas encomendas de plataformas da Petrobrás. Segundo a entidade sindical, o objetivo é estimular o desenvolvimento da cadeia local de fornecedores de bens, serviços e de máquinas e equipamentos. Atualmente, o índice de conteúdo local nas licitações de plataformas da Petrobrás é de 25%, mas esse índice já chegou a 40% no passado.

Embora baixo, o percentual não é fácil de ser cumprido em função do modelo de licitação determinado pela empresa nos últimos anos, que, na prática, privilegiou encomendas no exterior”, comentou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar. O sindicalista espera que a Petrobrás da Era Prates reformule as regras de licitação. “Os editais seguem normas de contratos únicos, e como os valores são muito elevados, girando em torno de R$ 15 bilhões por plataforma (cerca de US$ 3 bilhões), alijam empresas nacionais da competição, em favor de conglomerados estrangeiros, com estaleiros principalmente na Ásia”, acrescentou.

O tema chegou a ser discutido no Grupo de Trabalho de Minas e Energia do governo de transição, do qual Bacelar e Prates fizeram parte. Uma das alternativas defendidas é a divisão dos contratos em diferentes partes (casco, obras de integração da plataforma, módulos), visando agregar concorrentes e, com isso, ampliar a presença de fornecedores brasileiros.

O Plano Estratégico da Petrobrás para o período 2023/2027 prevê a implantação de 18 plataformas marítimas (FPSOs) nesse período. “Porém, nada indica que haverá encomendas à indústria nacional. Para isso, os modelos de licitação terão que ser mudados, de forma a possibilitar a maior participação de estaleiros brasileiros”, ponderou o dirigente da FUP. A entidade sindical defende a revisão do Plano da Petrobrás, de modo a refletir as prioridades da companhia no atual governo.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Carlos Filipe Rizzo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carlos Filipe Rizzo
Visitante
Carlos Filipe Rizzo

Tem que parar imediatamente a licitação de sépia e atapu. Dividir as limitares em pacotes. Se não fizer agora, não cumprirá a promessa do presidente Lula de retomar a indústria Naval. A FUP não sente a urgência que nos da indústria de fornecedores sentimos.