FURNAS CONTRATOU 1 GW EM EMPREENDIMENTOS SOLARES DURANTE LEILÃO

diretordeadministracaocreditodanielamonteiro_231020204552A estatal Furnas contratou 15 empreendimentos solares, que totalizam 1 GW de potência e com comercialização prevista a partir de 2024. Esta foi a primeira vez que a companhia fez um leilão para compra de longo prazo de energia elétrica incentivada de novos empreendimentos de fontes eólica e solar no Ambiente de Contratação Livre.

Os projetos vencedores serão construídos na Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba. O investimento previsto nos empreendimentos é de cerca de R$ 4,1 bilhões. “O aumento da participação da energia solar e eólica na matriz elétrica é um fenômeno mundial. No Brasil, que tem uma das matrizes mais limpas do mundo, não pode ser diferente, pois ainda temos muito potencial a desenvolver”, disse o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior.

Enquanto isso, o presidente de Furnas, Pedro Brito (foto), afirmou que a empresa contribui com a expansão da oferta de energia no Brasil, por meio da viabilização de projetos no mercado livre. Participaram do leilão Sociedades de Propósitos Específicos (SPEs), subsidiárias integrais e consórcios. “Nossa intenção é fazer bons negócios com a revenda de energia e ajudar na expansão do setor elétrico, mesmo sem participar diretamente da construção de novos empreendimentos”, declarou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of