FURNAS SE MODERNIZA E TRAZ A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA SEUS PROCESSOS INTERNOS E EXTERNOS

swswwswsA implementação da Era dos Robôs nos serviços elétricos. Especializada em transformação digital, a Certsys desenvolveu um novo centro de excelência para Furnas, com o objetivo de  integrar todas as experiências de automatização por meio de robôs da companhia, que serão usados em  diversas áreas da empresa.  Esse tipo de automatização diz respeito à facilitação de processos, muitas vezes manuais, que requerem grande carga de tempo, recursos e atividade dos colaboradores. Com a implementação dos robôs, os processos são imediatamente automatizados e a companhia passa a reduzir a possibilidade de falha,  além de maximizar o tempo de execução das tarefas e a produtividade de seus funcionários em outras áreas, diminuindo também os custos da empresa. Outra funcionalidade avançada da transformação é a quebra de captcha, eliminação de erros, redução do custo homem-hora e facilidade para integração de sistemas de plataformas distintas.

Até o momento, foram realizadas 11 automações no sistema, que já geraram mais de 350 horas de retorno ao negócio. Com um investimento de R$wwswswwswsww 700 mil, até o momento já foram reduzidos R$ 231 mil em custos, em média, por mês. Marcelo Piñeiro(foto a direita), superintendente da área, disse que  “Estamos construindo um Centro de Excelência de RPAs, com uma equipe totalmente dedicada a desenvolver e implantar soluções de automação de processos em vários locais da empresa. Queremos que as áreas de negócios tenham agilidade, autonomia e capacitação no desenvolvimento de soluções dessa natureza, com a ajuda e governança da TI.”

Além dos que já estão em operação, o mais recente robô desenvolvido pela Certsys começou a atuar na Superintendência de Contabilidade de Furnas, na área  Jurídico Tributária, coletando processos deliberados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais e, a partir desses dados, elaborando relatórios diários. De acordo com Marcelo Piñeiro, as áreas Contábil Tributária e Patrimonial serão as próximas prioridades para implementação do sistema de Robôs, com o desenvolvimento de automação chegando a 4 novas áreas.

Para Ramon Cordeiro, líder do projeto,  “Tanto em nossa atuação como consultoria quanto na hora de integrar um robô aos processos do cliente, que está passando por uma transformação digital, focamos em entender as necessidades do cliente e como podemos desenhar o caminho mais curto e qualificado para que ele possa suprir essas necessidades. A automação tem que ser adaptável aos processos preexistentes, e precisa ter resultado imediato e prático, liberando colaboradores para outras tarefas não-repetitivas e acelerando a dinâmica de trabalho.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of