PRIMEIRO SATÉLITE TOTALMENTE BRASILEIRO É LANÇADO AO ESPAÇO

foguteO primeiro satélite totalmente brasileiro, o Amazônia 1, foi lançado com sucesso para o espaço. Agora, ele será mais um instrumento para ajudar no monitoramento ambiental e da agricultura em todo o território brasileiro com uma alta taxa de revisita. O lançamento do Amazônia 1 aconteceu na madrugada deste domingo, a partir do Satish Dhawan Space Centre (SHAR), em Sriharikota, na Índia.

O satélite servirá para monitoramento da região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais, entre outras aplicações. Depois de 17 minutos do seu lançamento, o satélite se separou do foguete que o levou para o espaço e realizou suas primeiras atividades programadas, como a verificação de sistemas e abertura do painel solar.

Ao todo, o projeto de desenvolvimento e construção do satélite levou cerca de oito anos e teve um investimento total de R$ 400 milhões. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi o coordenador do empreendimento, com coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O equipamento faz parte do projeto Missão Amazonia 1, cujo objetivo é oferecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica, além de monitorar a agricultura no país. Há ainda planos para o lançamento de mais dois satélites (Amazônia 1B e Amazônia 2), ainda sem data definida.

Assista abaixo ao vídeo do lançamento do Amazônia 1 e do momento de separação do satélite:

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of