GALP ADQUIRIU 4,8 GW DE PROJETOS RENOVÁVEIS NO BRASIL E ENTRA NO SEGMENTO EÓLICO DO PAÍS

Galp_PapadimitriouO grupo português Galp anunciou nesta semana que fez novos acordos para adquirir uma carteira diversificada de projetos de energias renováveis, de até 4,8 GW, que serão desenvolvidos no Brasil. Segundo a empresa, esse movimento elevará a sua carteira de energias renováveis para 9,6 GW de projetos em várias fases de desenvolvimento no Brasil, Espanha e Portugal. A Galp tem como metas aumentar a capacidade de produção de energias limpas para 4GW até 2025; e 12GW até 2030. A aquisição também marca a entrada da companhia no segmento eólico brasileiro.

O Brasil dinamizou o crescimento da Galp nos últimos 12 anos, através dos nossos principais projetos de produção no pré-sal”, afirmou o diretor de operações de Energias Renováveis e Novos Negócios da Galp, Georgios Papadimitriou. “Estamos agora adicionando um novo motor de crescimento, alavancado no vasto potencial do Brasil nas energias renováveis, e reequilibrando os nossos negócios no país em linha com as nossas ambições de transição para um modelo energético mais limpo”, acrescentou o executivo.

Um dos novos acordos foi fechado com a SER Energia, que abrange a compra de projetos em desenvolvimento que somam uma capacidade máxima de 4,6 GWp em todo o Brasil. O segundo acerto foi com a Casa dos Ventos, englobando um cluster de 216 MW de parques eólicos em desenvolvimento na região Nordeste.

Atualmente, a Galp é a terceira maior produtora de petróleo e gás do Brasil, mas também tem se movimentado na área de renováveis. Em outubro, o grupo português anunciou a aquisição de duas carteiras de projetos solares em desenvolvimento nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, da SER Energia, com capacidades de 282 MW e 312 MW, respectivamente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of