GASODUTO LIGANDO IRÃ AO PAQUISTÃO MAIS PRÓXIMO DE SER CONCLUÍDO

HassanRouhaniO setor energético do Paquistão ainda é muito pouco desenvolvido, por isso a necessidade constante de importar energia de países vizinhos. Com o fim das sanções impostas ao Irã, de acordo com o presidente Hassan Rouhani (foto), um gasoduto ligando os dois países está bem próximo de ser concluído. O presidente iraniano anunciou a conclusão dos trabalhos no país e afirmou que o lado paquistanês deve encerrar os trabalhos nos próximos meses.

A atualização sobre o projeto foi um dos temas abordados por Rouhani durante uma visita de dois dias ao Paquistão. “O Irã tem construído este gasoduto até à fronteira com o Paquistão e estamos prontos para entregar o gás. Nossa parte está quase completa, cabe agora Paquistão para iniciar o trabalho do lado deles”, disse o presidente.

Uma série de adiamentos marca a história deste gasoduto, com investimentos avaliados em até US$ 7 bilhões. O projeto começou a ser estruturado ainda na década de 1990, para ligar o campo de gás iraniano South Pars até a Índia, através do Paquistão. Em 2009, a Índia se retirou do projeto, levantando questões como custo, segurança e o acordo nuclear assinado um ano antes com os Estados Unidos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of