GOVERNO QUER ACELERAR CONSTRUÇÃO DO REATOR MULTIPROPÓSITO DE OLHO EM FÁRMACOS PARA MEDICINA NUCLEAR

qaqaqaO governo está trabalhando para liberar recursos para a construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). O novo reator terá capacidade de produzir radioisótopos e radiofármacos, necessários para suprir a demanda da medicina nuclear nacional – atualmente é importado importado da Rússia, Holanda e África do Sul, principalmente. A informação vem do próprio ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes: “O RMB tem que sair do papel e se tornar realidade à sociedade brasileira. Trabalhamos fortemente no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para viabilizar a liberação dos recursos necessários. O dinheiro poderá vir  através do  Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.”

O país tem encontrado dificuldade para importar radioisótopos e radiofármacos em razão da alta do dólar e também da produção de outros países. No início qaaqaqaqada Pandemia, quando os voos internacionais foram suspensos, a situação chegou a ficar crítica. E isso chamou a atenção do governo federal.  Foi feita uma operação de guerra, usando-se aviões da Força Aérea Brasileira, para buscar os radiofármacos.

Para lembrar, os fadioisótopos e radiofármacos são utilizados principalmente na realização de exames médicos, como a tomografia, e em diversas terapias, especialmente no tratamento do câncer. Além do campo da medicina, o RMB possibilitaria a realização de testes de combustíveis nucleares e materiais estruturais visando avaliar a integridade estrutural destes quando submetidos a altas doses de radiação, o que não existe no país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of