GOVERNO ESCOLHEU JOSÉ MAURO COELHO PARA SER O NOVO PRESIDENTE DA PETROBRÁS

jose-mauroSurpresa no início desta noite de quarta-feira (6). O Ministério de Minas e Energia acabou de anunciar que o governo escolheu José Mauro Coelho (foto) para assumir a presidência da Petrobrás. Além disso, a pasta informou ainda a indicação de Marcio Andrade Weber para o exercício da presidência do Conselho de Administração da empresa.

O nome de José Mauro não estava na lista dos mais cotados para assumir o cargo. Sua escolha acontece após a desistência de Adriano Pires, que preferiu recusar o contive alegando que não teria condições de deixar suas funções como sócio da consultoria Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

O novo presidente da Petrobrás é um nome conhecido do mercado, com bastante experiência do setor. Ele estava na secretaria de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado. José Mauro possui mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

O executivo é formado em Química Industrial e tem mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Ferreira também é Doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, na área docente de graduação e pós-graduação, conta com três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados ou publicados em periódicos ou anais de congressos nacionais e internacionais.

Márcio Andrade Weber é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), com especialização em engenharia de petróleo pela Petrobras. Ingressou na Petrobrás em 1976 onde trabalhou por 16 anos. Foi membro da Diretoria de Serviços da Petrobras Internacional (Braspetro) (1991-1992) e Diretor da Petroserv S.A. (2007 -2020), desenvolvendo a participação da companhia nas atividades de E&P, navegação de apoio e sondas de perfuração para águas profundas.

Foi responsável como CEO da empresa BOS navegação (JV entre Petroserv e duas companhias estrangeiras) pela construção em estaleiros nacionais de 4 rebocadores de apoio. Paralelamente, como Diretor da Petroserv participou na construção e operação de 4 plataformas de perfuração para águas profundas, unidades estas que entre seus clientes se encontram a Shell e a ENI (Indonésia). Posteriormente prestou assessoria ao grupo PMI na operação das referidas unidades (2020-2021).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of