GOVERNO ESPERA REALIZAR AINDA NESTE ANO A OFERTA PERMANENTE DE ÁREAS DO PRÉ-SAL

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

anp1Começou agora há pouco a sessão pública do terceiro ciclo da Oferta Permanente de Concessão, no Rio de Janeiro. O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Saboia, fez a abertura da cerimônia, destacando que esta modalidade agora é o principal instrumento de licitação de áreas de óleo e gás no Brasil. Além disso, o dirigente da agência afirmou que a futura Oferta Permanente de Partilha, que oferecerá blocos offshore no pré-sal, deve ser realizada ainda neste ano.

Saboia disse ainda que até agora, o modelo de Oferta Permanente já negociou 50 blocos e 13 áreas marginais arrematados, garantindo assim R$ 500 milhões em compromissos exploratórios. O diretor afirmou ainda que, atualmente, a Oferta Permanente possui 1068 áreas disponíveis, além de outras 800 que estão em estudos e avaliações por órgãos ambientais.

Todos sabemos que o mundo caminha para uma economia de baixo carbono, o que tem reduzido o volume de investimentos na produção de energia fóssil, tornando as empresas do setor cada vez mais seletivas. No entanto, a recente alta do preço do petróleo nos recorda da importância da segurança energética”, avaliou. “É imprescindível atender a demanda por hidrocarbonetos, de forma sustentável e eficiente, até que as novas soluções sejam capazes de substituí-los”, acrescentou.

Saboia afirmou ainda que, especialmente no Brasil, ainda existe muita riqueza a ser gerada pela indústria de óleo e gás em benefício da sociedade. “Somente no ano passado, apenas em royalties e participações especiais, a ANP apurou R$ 77 bilhões distribuídos para que União, Estados e Municípios executem suas políticas públicas”, finalizou.

A sessão pública do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão colocou à venda 14 setores de blocos exploratórios de sete bacias: Santos, Pelotas, Espírito Santo, Recôncavo, Potiguar, Sergipe-Alagoas e Tucano. A assinatura dos contratos de concessão com as empresas vencedoras da licitação está prevista para ocorrer até o dia 31 de outubro deste ano.

Reveja abaixo como foi a sessão de apresentação de ofertas:

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of