GOVERNO INSTITUIU HOJE O PROGRAMA NACIONAL DO HIDROGÊNIO

Hidrogenio-VerdeO governo federal publicou hoje (4) no Diário Oficial da União uma resolução que institui o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) e estabelece a estrutura de governança da iniciativa. A coordenação e a supervisão do planejamento e da implementação das atividades ficará a cargo de um Comitê Gestor, integrado por diversos órgãos e entidades, como o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Agência Nacional do Petróleo, a Empresa de Pesquisa Energética, entre outras.

De acordo com a resolução, disponível neste link, o Programa Nacional do Hidrogênio deve ser elaborado com base em seis eixos: fortalecimento das bases científico-tecnológicas; capacitação de recursos humanos; planejamento energético; arcabouço legal e regulatório-normativo; abertura e crescimento do mercado e competitividade; e cooperação internacional.

O uso do hidrogênio como vetor energético apresenta ainda significativos desafios tecnológicos e de mercado, ao longo de toda a sua cadeia energética (produção, transporte, armazenamento e consumo). Isso impõe a necessidade de um olhar estruturado em torno do desenvolvimento do mercado e da indústria. Dessa forma, a orientação estratégica visa desenvolver uma economia do hidrogênio no Brasil em harmonia com as demais fontes de nossa matriz energética”, disse o Ministério de Minas e Energia, em comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of