GOVERNO MONTA PLANO PARA DAR FIM AO APAGÃO DO AMAPÁ, MAS RETOMADA TOTAL SÓ ACONTECERÁ NOS PRÓXIMOS DIAS

3857c457c0dedcda728a44454c2219edA população do Amapá encara o quarto dia de apagão, após um incêndio no transformador 1 da Subestação de Macapá, de propriedade da LMTE, na noite de terça-feira. A falta de energia atinge 13 dos 16 municípios do estado. Mais de 60 horas após o incidente, serviços essenciais estão sendo afetados, como fornecimento de água encanada, internet e serviços de telefonia. Enquanto isso, o Ministério de Minas e Energia apresentou três propostas para solucionar o problema ao governo estadual. Contudo, no melhor dos cenários, o reinício do abastecimento levará pelo menos ainda alguns dias.

No curto prazo, a primeira solução seria a recuperação de um dos transformadores que foi danificado no incêndio. A subestação de Macapá tinha tinha três equipamentos do tipo. Um deles, por sorte, teve um dano menor. O equipamento está sendo testado para avaliar se pode voltar ao sistema. Se estiver em condições de operar, será possível retomar de 60% a 70% da carga de energia nos 13 municípios afetados. Esse reinício do abastecimento aconteceria “ainda nos próximos dias”, de acordo com o governo do Amapá.

A segunda solução demanda um pouco mais de tempo. Neste momento, um segundo transformador está sendo trazido da subestação de Laranjal do Jari, de 100 MWA. O equipamento chegará a Macapá em um prazo de 15 dias. Essa solução garantiria 100% do fornecimento de energia do Amapá. A última alternativa, de longo prazo, envolve um terceiro transformador, que já está saindo de Boa Vista (RR). O prazo para o desmonte, transporte e instalação do equipamento é de 30 dias. Este terceiro transformador de reserva garante a segurança energética do estado.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, está acompanhando de perto a situação da interrupção de carga elétrica ocorrida no estado. Ele viajou para o Amapá na quarta-feira e já se reuniu com o governador Waldez Góes para traçar soluções para o problema. Até o momento, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a hidrelétrica Coaracy Nunes já voltou a operar, retomando assim cerca de 30MW de carga de energia – o equivalente a 10% do total da carga consumida no estado.

Para lembrar, o incêndio no início dessa semana na subestação provocou o desligamento automático das linhas de transmissão no trecho Laranjal/Macapá, assim como das usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. Isso interrompeu 250 MW de carga, afetando o fornecimento de 13 municípios.

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Pedro TavaresLucianoSeixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
LucianoSeixas Chagas
Visitante
LucianoSeixas Chagas

Inexistência de plano de contingência sem redundâncias levam ao caos. É sempre assim e o povo paga o pato ou com energia cara ou com apagões.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Culpa da empresa irresponsável, agora o governo tem que vir acudir. E os mortadelas ridículos como você tem que fazer seu papel de idiota útil e criticar. Governo do Amapá é PDT, PC do B, MDB, todos velhos amigos do partido do nosso infame ex-presidente cachaceiro presidiário condenado do PT.