GOVERNO PLANEJA CRIAR ÓRGÃO REGULADOR PARA O SETOR DE GÁS NATURAL

Michel-TemerCom o desejo da Petrobrás de sair do mercado de gás natural, o governo de Michel Temer já está estudando medidas para preparar o setor para a saída da estatal. Uma das propostas em estudo é a criação de um operador nacional para o segmento, similar ao que já acontece no setor elétrico com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A proposta integra um pacote de medidas que visam preparar o mercado nacional de gás natural para o cenário pós-saída da Petrobrás. O conjunto de ações será apresentado no final de setembro, por meio de sugestão de resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). As informações foram publicadas pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

A Petrobrás está negociando sua rede de gasodutos e terminais de importação de gás, além de já ter declarado que não renovará totalmente o contrato de importação do insumo com a Bolívia. Nesse contexto, o novo órgão operador sugerido pelo governo atuaria coordenando as operações de compra e venda de gás.

A nova resolução do CNPE passará por audiência pública no mês de outubro para receber sugestões do mercado. Além disso, o Ministério de Minas e Energia, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) criaram um grupo para estudar medidas para o mercado de gás.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
BeltranoCiclanoFulano Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fulano
Visitante
Fulano

“Desejo da Petrobras sair do mercado de gás natural”……

O gás natural atualmente é uma das principais matrizes energéticas do Brasil. Traduzindo, “injeta muita grana no país e no mercado” pela sua alta demanda……e como assim é um desejo da Petrobras sair desse belo negócio a que está inserida ???

Obviamente há outros interesses por trás de tudo isso.
Pior cego é aquele que não quer ver.

Ciclano
Visitante
Ciclano

É contar uma estória da forma que lhe pareça mais conveniente! E conveniente de acordo com a atual circunstância! Vamos aos fatos: há anos que tenta-se criar o Operador Nacional do Gás. Por falta de interesse da empresa monopolista, e de seu acionista majoritário, por consequência o CNPE e o agente regulador (ou às vezes regulado) não tiveram forças/interesse em criar o Órgão Operador. Hoje, com a venda dos ativos de Transporte (TAG), UTE´s e Terminais de GNL, mudou o cenário. Nos tempos de agora, mais do que interesse passa a ser uma questão de “Necessidade” da empresa monopolista a… Read more »

Beltrano
Visitante
Beltrano

As circunstâncias que estão em voga, resulta de muita lambança.

Ciclano, o acionista majoritário é o governo e quem segura a batata quente nas mãos, são o minoritários que detém 49% do capital mas, sem poder de voto, veto e pouca assistência tem dos órgãos reguladores.
E o majoritário não explica nada a ninguém!

Continuamos sendo fritos!!