GRUPO GERA INAUGURA USINA DE BIOGÁS EM CARUARU PARA ATENDER NECESSIDADES DA VIVO EM PERNAMBUCO

dddssO Grupo Gera, empresa nacional que atua com comercialização e geração de energia renovável, e a EMPESA, companhia de  engenharia sanitária com foco soluções para  tratamento de resíduos sólidos, acabam de entregar uma usina de biogás, construída no aterro sanitário do município de Caruaru, Pernambuco, para abastecer cerca de 1,1 mil unidades consumidoras da empresa Vivo telecomunicações localizadas no estado, como lojas, sites e antenas. “A inauguração do empreendimento faz parte do compromisso de desenvolvimento sustentável da Vivo, a partir das melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança”, diz um comunicado. A usina, com capacidade de produção de 18.834 MWh/ano, é o primeiro complexo de geração de energia com a fonte do biogás implementado pela operadora na região Nordeste.

O complexo termelétrico faz a conversão da energia química do gás proveniente do aterro sanitário em energia mecânica, por meio de um processo controlado deddddsss combustão. Essa fonte ativa que produz energia elétrica, é injetada na rede da concessionária local, a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), concessionária do grupo Neoenergia. O plano de sustentabilidade da Vivo prevê também a construção de mais de 70 usinas de fontes renováveis em todo o País, operando a partir de tecnologias solares, hídricas e de biogás. O projeto de geração distribuída da empresa responderá por mais de 80% do seu consumo em baixa tensão, atendendo mais de 28 mil unidades da operadora. A meta é produzir cerca de 670 mil MWh/ano de energia, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 300 mil habitantes.

“Nossa parceria com a Vivo envolve um total de 18 usinas de energia para abastecer as lojas da operadora no território nacional com energia limpa e sustentável”, declarou o diretor do Grupo Gera, Guilherme Bahiana. O Grupo Gera possui planos de implantar uma série de outras usinas de diferentes fontes, entre elas solar, biogás e hidráulica remotas para atender grandes consumidores de energia elétrica no País, num total de mais de 15 empreendimentos previstos para este ano. Em cada região, serão instaladas novas usinas solares especificamente para atender residências, comércios e indústrias locais que buscam redução de custo, aumento de competitividade e mais sustentabilidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of